Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6467
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Análise dos conteúdos de evolução em livros didáticos de Biologia na perspectiva do ENEM |
Authors: | Matos, Alysson Ricarti de Libano, Andrea Marilza |
Abstract: | O livro didático é um instrumento impresso e propositalmente organizado para promover o desenvolvimento e a melhoria do processo de ensino aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos conteúdos de Evolução nos três livros didáticos de Biologia mais utilizados pela rede pública de ensino e sua implicância com o resultado do ENEM. Tendo como referenciais os PCNEM e a Matriz de Referência do ENEM, os livros foram analisados quanto à presença dos principais conteúdos de Evolução, bem como dos aspectos didáticos relacionados ao texto e contexto e das ferramentas complementares dos livros. Com isso, foi possível pontuar potencialidades e limitações dos três exemplares, cujas características podem influir no resultado do ENEM, tanto positiva quanto negativamente. Verificou-se que, dos três livros analisados, dois deles apresentaram particularidades que os aproximam das exigências curriculares dos PCNEM e da Matriz de Referência do ENEM. |
Keywords: | Análise Livro didático Biologia Evolução Enem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6467 |
Issue Date: | 2013 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21076922.pdf | 402.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.