Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6520
metadata.dc.type: Artigo
Title: Uso da taxidermia como recurso no ensino de ciências para alunos com deficiência visual
Authors: Arantes, Letícia Gobbi
Dias, Raphael Igor da Silva Corrêa
Abstract: A deficiência visual é caracterizada pela perda da capacidade de enxergar, seja parcial ou total, podendo ser congênita ou adquirida e é subdividida em cegueira e visão subnormal. Segundo a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) o deficiente visual tem direito à educação diferenciada contendo métodos, técnicas e recursos didáticos apropriados. A taxidermia vem se destacando como método didático sensorial no ensino, facilitando a aprendizagem. O objetivo deste estudo é avaliar a eficiência da taxidermia como ferramenta no ensino de ciências para portadores de deficiência visual. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais em Brasília e contou com auxílio dos servidores do Museu de Taxidermia da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB). Os alunos responderam a um questionário contento 13 perguntas. A análise mostrou o interesse dos alunos ao tocarem as peças uma vez que o tato é o canal de comunicação com o mundo, e também relacionou a utilização de um modelo didático para o ensino com a eficácia da aprendizagem. Foi constatado que a taxidermia pode ser uma ferramenta de auxílio ao ensino para pessoas portadoras de deficiência visual.
Keywords: Cegueira
Déficit de visão
Educação
Ensino-aprendizagem
Sensitividade
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6520
Issue Date: 2013
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21344298.pdf612,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.