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    https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6520| metadata.dc.type: | TCC | 
| Title: | Uso da taxidermia como recurso no ensino de ciências para alunos com deficiência visual | 
| Authors: | Arantes, Letícia Gobbi Dias, Raphael Igor da Silva Corrêa | 
| Abstract: | A deficiência visual é caracterizada pela perda da capacidade de enxergar, seja parcial ou total, podendo ser congênita ou adquirida e é subdividida em cegueira e visão subnormal. Segundo a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) o deficiente visual tem direito à educação diferenciada contendo métodos, técnicas e recursos didáticos apropriados. A taxidermia vem se destacando como método didático sensorial no ensino, facilitando a aprendizagem. O objetivo deste estudo é avaliar a eficiência da taxidermia como ferramenta no ensino de ciências para portadores de deficiência visual. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais em Brasília e contou com auxílio dos servidores do Museu de Taxidermia da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB). Os alunos responderam a um questionário contento 13 perguntas. A análise mostrou o interesse dos alunos ao tocarem as peças uma vez que o tato é o canal de comunicação com o mundo, e também relacionou a utilização de um modelo didático para o ensino com a eficácia da aprendizagem. Foi constatado que a taxidermia pode ser uma ferramenta de auxílio ao ensino para pessoas portadoras de deficiência visual. | 
| Keywords: | Cegueira Déficit de visão Educação Ensino-aprendizagem Sensitividade | 
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6520 | 
| Issue Date: | 2013 | 
| Appears in Collections: | BIO - Graduação | 
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