Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6521
metadata.dc.type: Monografia
Title: A concepção de professores de Ciências e Biologia com relação à abordagem em sala de aula da discussão sobre bullying
Authors: Brito, Ariele dos Santos Santiago de
Abstract: A violência no ambiente escolar, denominada bullying, acarreta sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima e, em casos mais extremos, o suicídio, assim os professores se vêem obrigados a reformular suas ações no cotidiano escolar. O objetivo principal foi verificar a percepção dos docentes sobre a problemática bullying, dentro do ensino de Ciências e Biologia, para verificar o grau de conhecimento e suas perspectivas sobre trabalhar o tema em sala de aula, tentando identificar a proposta da escola, como o professor trabalha e concebe o bullying; e buscar sensibilizar os professores com relação à importância de se trabalhar essa temática em sala. A presente pesquisa de natureza qualitativa utilizou para a coleta de dados a aplicação de um questionário com perguntas previamente definidas, o espaço de conversas informais e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Analisando os questionários verificamos que os professores em questão apresentam conhecimento sobre o bullying e as conseqüências trazidas aos seus alunos, percebem o seu papel dentro desse processo e a importância de se trabalhar a temática. Constatamos que os professores percebem que há presença de bullying entre seus alunos e concordam que esse tema pode ser trabalhado dentro das disciplinas de Ciências e Biologia, dentro da interdisciplinaridade.
Keywords: Bullying
Professor
Ensino de ciências e biologia
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6521
Issue Date: 2011
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ariele dos Santos Santiago de Brito.pdf251,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.