Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6570
metadata.dc.type: TCC
Title: O programa de estimulação precoce: contribuições e limites na percepção dos pais
Authors: Lima, Alquíria Maria
Almeida, Ana Cristina de
Magalhães, Denise Nunes
Santiago, Eliene Rodrigues
Rezende, Gislane de Sousa
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi verificar a importância do programa de estimulação precoce para os pais de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais. Foi realizado um estudo de campo que buscou conscientizá-los da importância que a estimulação, exercida no ambiente familiar, tem no desenvolvimento a qualidade de vida de seus filhos. Os participantes desta pesquisa foram alunos atendidos no Centro de Educação Infantil, situado na cidade satélite do Paranoá - Distrito Federal. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semi-estruturado, que foi distribuído aos responsáveis pelas crianças para expor suas opiniões a respeito do atendimento e do relacionamento entre famílias / crianças / professores. As categorias selecionadas para este trabalho foram: compreensão do programa de estimulação precoce; atitudes relacionadas à criança portadora de necessidades educativas especiais; prática da estimulação diária; reação da criança diante da estimulação; a contribuição da escola para o trabalho no lar; e pessoas a quem recorrer. Vale ressaltar que a função social da escola é formar cidadãos para a vida em sociedade. O “Programa de Estimulação Precoce”, além de ter os mesmos interesses, visa uma qualidade de vida melhor para a criança. As conclusões do trabalho demonstraram que sem a participação efetiva da família não há como a criança se desenvolver, pois a mesma passa maior parte tempo com familiares e que, o programa de estimulação precoce, executa um atendimento dinâmico e cooperativo, onde os pais aprendem e convivem de forma harmoniosa com a equipe de atendimento e com seus filhos.
Keywords: Estimulação
Participação
Família
Criança
Escola
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6570
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40250341.pdf114.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.