Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6572
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Gramática na escola: caminhos e descaminhos |
Authors: | Nóbrega, Ana Lúcia de Oliveira Yañez, Elvira de Jesus Silva Oliveira, Maria Auxiliadora Franco |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pires-de-Melo, Maria Catharina |
Abstract: | Este trabalho apresenta pesquisa bibliográfica na obra de vários lingüistas brasileiros, tendo como objetivo esclarecer a pouca utilidade que o uso da gramática tradicional tem no trabalho docente em turmas de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental e sugere novas práticas para as aulas de Língua Portuguesa que prestigiem a gramática descritiva e internalizada, respaldadas no PCN. Através de pesquisa a instrumentos de avaliação de aprendizagem e questionário respondido por professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública do DF e análise crítica dos resultados, demonstra-se a ineficácia do ensino gramatical classificatório. Propomos a exclusão do ensino gramaticalista em séries iniciais, praticada pela pedagogia tradicional, pelo fato de sua aplicação não surtir efeitos práticos no desempenho do desenvolvimento da língua padrão. |
Keywords: | Ensino da gramática Linguística Professor PCN |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6572 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40250494.pdf | 206.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.