Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6572
metadata.dc.type: TCC
Title: Gramática na escola: caminhos e descaminhos
Authors: Nóbrega, Ana Lúcia de Oliveira
Yañez, Elvira de Jesus Silva
Oliveira, Maria Auxiliadora Franco
metadata.dc.contributor.advisor: Pires-de-Melo, Maria Catharina
Abstract: Este trabalho apresenta pesquisa bibliográfica na obra de vários lingüistas brasileiros, tendo como objetivo esclarecer a pouca utilidade que o uso da gramática tradicional tem no trabalho docente em turmas de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental e sugere novas práticas para as aulas de Língua Portuguesa que prestigiem a gramática descritiva e internalizada, respaldadas no PCN. Através de pesquisa a instrumentos de avaliação de aprendizagem e questionário respondido por professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública do DF e análise crítica dos resultados, demonstra-se a ineficácia do ensino gramatical classificatório. Propomos a exclusão do ensino gramaticalista em séries iniciais, praticada pela pedagogia tradicional, pelo fato de sua aplicação não surtir efeitos práticos no desempenho do desenvolvimento da língua padrão.
Keywords: Ensino da gramática
Linguística
Professor
PCN
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6572
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40250494.pdf206.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.