Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6573
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O processo de inclusão: da legislação à realidade: uma análise crítica |
Authors: | Barozzi, Ana Paula Gonçalves N. Alves, Juliana Martins Santos, Katiane Rodrigues dos Soares, Keula de Cássia Silva Silva, Vera Lúcia de Lima da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | A presente monografia pretendeu fazer uma análise crítica do processo de construção da escola inclusiva, observando-se a compatibilização da legislação com o cotidiano escolar. Pretendeu-se verificar se a escola está atendendo à legislação no que se refere à formação do educador; se o espaço físico da mesma está suprindo às necessidades do aluno deficiente; se a escola está realizando a adaptação curricular de modo a atender aos alunos inclusivos; observar se os sistemas de apoio estão sendo ofertados; e, por fim, oferecer subsídios à comunidade escolar, no sentido de perceber a prescrição da lei e sua concomitante aplicação ao cotidiano escolar. Para tanto, a pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professoras do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) da rede regular de ensino público do DF(Taguatinga, Plano Piloto, Samambaia, Guará e Ceilândia). Os instrumentos utilizados foram a análise documental (leis, portarias, decretos) e a entrevista de caráter qualitativo/interpretativo abordando as categorias mencionadas, anteriormente, com a finalidade de subsidiar uma análise crítica do processo de inclusão e a compatibilização da legislação com o cotidiano escolar. Pode-se concluir, através deste estudo, que muitas modificações no âmbito da práxis ainda devem ser feitas e que a realidade escolar ainda não é condizente com a legislação. É notório o estabelecimento de medidas que visem assegurar os direitos conquistados, a melhoria da qualidade da educação, o investimento em uma ampla formação dos educadores, a remoção de barreiras físicas e atitudinais, a previsão e provisão de recursos materiais e humanos entre outras possibilidades. Nesta perspectiva potencializa- se um movimento de transformação da realidade para se conseguir reverter o percurso de exclusão de pessoas com ou sem deficiência no sistema educacional |
Keywords: | Inclusão Legislação inclusiva Educação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6573 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40250571.pdf | 510.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.