Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6574
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
Authors: Sousa, Ana Paula Soares de
Oliveira, Claudia Cristina de
Escovêdo, Daniela Peixoto
Silva, Patrícia Goulart da
Aguiar, Raquel Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Nanci
Abstract: O referido trabalho tem por objetivo principal, identificar os fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola Classe 39 da Ceilândia, categorizando-os em aspectos familiares, socioeconômico e culturais, linguagem oral e escrita e gestão escolar. À luz dos conhecimentos obtidos pelos autores colaboradores para enriquecimento e sustentação do referencial teórico, foi possível realizar análises e sugestões dos resultados obtidos na coleta e organização dos dados, organização essa exposta por meio de gráficos, tabelas e comentários. Para efetivação da pesquisa, alguns instrumentos serviram como base para orientar e desencadear esse processo como: análise documental (relatórios individuais dos alunos, projeto político pedagógico da escola, fichas individuais). Questionários aplicados aos pais e professores das 3ª e 4ª séries e informações complementares como conversa informal com professores. Este trabalho tem o intuito de apresentar sugestões a quem dele de apropriar. O problema de aprendizagem existe, é fato, e não deve ser tratado com descaso nem pela escola, tão pouco pela família, pois o problema é de toda a sociedade organizada. Não se trata apenas de encontrar o ‘responsável’, ainda é preciso identificar os caminhos pedagógicos que conduzirão os discentes a obtenção do sucesso, as características destes alunos a quem são atribuídas dificuldades de aprendizagem, as peculiaridades de sua cultura e a especificidade do processo individual de conhecer e construir o saber e sua capacidade de aprender.
Keywords: Fator
Dificuldade
Aprendizagem
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6574
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40250600.pdf270.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.