Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6577
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Afetividade: os benefícios da utilização da afetividade como instrumento facilitador da aprendizagem de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Araújo, Auricélia Lima de Oliveira, Lucivane Camelo de Camargo, Rosana Maria de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor: | Reis, Ademir Gaspar dos |
Abstract: | A presente monografia tem por objetivo pesquisar os aspectos positivos da afetividade na aprendizagem. Este assunto surgiu das reflexões feitas durante este curso. O intuito é amenizar os problemas de aprendizagem existentes entre os alunos das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. Os objetivos a serem alcançados, tendo em vista a realidade da pesquisa bibliográfica, são: analisar se a afetividade é um princípio norteador da ação do docente no processo de aprendizagem de crianças das séries iniciais do ensino fundamental; identificar como se dá a relação professor/aluno em turmas das séries iniciais; comparar a relação professor/aluno estabelecida entre essas turmas; analisar o resultado dessa relação na aprendizagem das crianças; identificar os mecanismos que os docentes das séries iniciais utilizam para desenvolver a relação afetiva em sala de aula; analisar os pontos positivos que existem na utilização da afetividade como instrumento de intervenção pedagógica para a aprendizagem. Levando em conta os aspectos levantados na pesquisa, foi realizado o trabalho o qual sugerimos esclarecer em uma nova perspectiva as relações professor/aluno e aluno/aluno. Como: as dimensões da afetividade, intelectualização dos sentimentos, afeto e aprendizagem, influência das emoções na área educativa, as orientações metodológicas para realização dos questionários na Escola Classe 15 de Ceilândia para professores e alunos. Análises, estudos, considerações pessoais e bibliográficas sobre o tema. Assim está estruturada essa pesquisa para dar contribuição e fornecer meios para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e subsidiar o trabalho pedagógico do professor. A educação da emoção deve ser incluída entre os propósitos das ações de ensinar e aprender, o que supõe o conhecimento íntimo do modo de funcionamento da inteligência e da emoção. Piaget considera os valores como pertencentes à dimensão geral da afetividade no ser humano. Refletindo o crescimento da aprendizagem por meio do afeto Wallon afirma que a razão nasce da emoção, ou seja, a aprendizagem vem do afeto. Portanto, é impossível dissociar aprendizagem das crianças do ensino fundamental da afetividade. Conscientes de suas responsabilidades os professores têm convicção que a educação pelo afeto formará cidadãos críticos e seguros de seu papel social. |
Keywords: | Afeto Aprendizagem Criança |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6577 |
Issue Date: | Jun-2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40250997.pdf | 253.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.