Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6583
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O lúdico como recurso metodológico no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Silva, Adriana Aparecida da Duarte, Arlena da Costa Pereira, Christina de Q. D. D. Borges, José Ferreira Rodrigues, Maria D´Aparecida |
metadata.dc.contributor.advisor: | Veloso, Sainy C. B. |
Abstract: | Esta pesquisa analisa alguns aspectos relacionados à importância do lúdico como recurso metodológico no processo de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Os estudos revelaram que o trabalho com o lúdico contribui positivamente para o desenvolvimento de uma aprendizagem efetivamente significativa, além de estimular a construção da identidade e autonomia da criança. Verificamos que há um descompasso entre o reconhecimento da importância do lúdico por parte dos professores, e as atividades desenvolvidas por eles. A pesquisa foi desenvolvida com um enfoque qualitativo e de cunho bibliográfico. Os instrumentos utilizados foram observações e questionários realizados junto aos professores de escolas da rede pública do DF em que a partir das informações obtidas, foi possível estabelecer relações entre a prática e a teoria, contemplando principalmente o Currículo da Educação Básica e os PCN´s. |
Keywords: | Alfabetização Lúdico Aprendizagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6583 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40350045.pdf | 158.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.