Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6583
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico como recurso metodológico no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental
Authors: Silva, Adriana Aparecida da
Duarte, Arlena da Costa
Pereira, Christina de Q. D. D.
Borges, José Ferreira
Rodrigues, Maria D´Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor: Veloso, Sainy C. B.
Abstract: Esta pesquisa analisa alguns aspectos relacionados à importância do lúdico como recurso metodológico no processo de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Os estudos revelaram que o trabalho com o lúdico contribui positivamente para o desenvolvimento de uma aprendizagem efetivamente significativa, além de estimular a construção da identidade e autonomia da criança. Verificamos que há um descompasso entre o reconhecimento da importância do lúdico por parte dos professores, e as atividades desenvolvidas por eles. A pesquisa foi desenvolvida com um enfoque qualitativo e de cunho bibliográfico. Os instrumentos utilizados foram observações e questionários realizados junto aos professores de escolas da rede pública do DF em que a partir das informações obtidas, foi possível estabelecer relações entre a prática e a teoria, contemplando principalmente o Currículo da Educação Básica e os PCN´s.
Keywords: Alfabetização
Lúdico
Aprendizagem
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6583
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40350045.pdf158.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.