Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6591
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A concepção do professor sobre o lúdico no processo de ensino aprendizagem em turmas com crianças de 6 E 7 anos, nas escolas públicas do Distrito Federal |
Authors: | Fiorenza, Janaína de Oliveira Sousa Rabello, Luzinete Rodrigues Oliveira, Márcia Lúcia da Conceição de Cruz, Maria Cecília |
metadata.dc.contributor.advisor: | João, Renato Bastos |
Abstract: | Este trabalho teve como propósito o objetivo de analisar a questão do lúdico na concepção do professor, no processo de ensino-aprendizagem, em turmas com crianças de 6 e 7 anos, nas escolas públicas do Distrito Federal. As palavras brincadeiras, jogos e crianças estão diretamente ligadas umas às outras. Essa nobre atividade da infância é destacada em várias concepções teóricas de autores como Piaget, Vygotsky e Wallon onde cada um, a sua maneira, mostra a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e na aquisição de conhecimentos. Partindo de teorias que colocam a curiosidade da criança como algo que pode ser despertado por meio de jogos e brincadeiras, ampliando assim seus conhecimentos e desenvolvendo suas habilidades motoras, cognitivas e lingüísticas, houve a necessidade de saber como os professores trabalham com o lúdico em sala de aula. A hipótese levantada era a de que o professor aplicava, em sala de aula, atividades lúdicas de acordo com a sua intuição e sem um embasamento teórico sobre o tema. Desta forma, foi aplicado um questionário e foram realizadas algumas observações em quatro escolas do DF, localizadas na Asa Sul, no Cruzeiro, no Gama e no Paranoá. O resultado da pesquisa demonstrou uma realidade diferente da hipótese levantada: a maioria dos professores trabalham com o lúdico de forma consciente e embasada em teorias. Esses profissionais acreditam que a escola deva considerar o lúdico como parceiro, utilizando-o amplamente com vistas a trabalhar o desenvolvimento global das crianças. Por fim, concluímos que as brincadeiras e os jogos não devem ocupar momentos distintos na vida dos alunos, mas sim estar constantemente presentes no cotidiano escolar, independente do local onde ocorram (no recreio ou em sala de aula). |
Keywords: | Lúdico Prática pedagógica Aprendizagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6591 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40254084.pdf | 182.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.