Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6597
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da leitura dos alunos da 2ª série do ensino fundamental |
Authors: | Aguiar, Alessandra Cristina Muniz de Leão, Ana Maria Costa Oliveira, Cláudia Aparecida de Silva, Valentina Gonçalves da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Raposo, Denise Mª dos S. Paulinelli |
Abstract: | Pode-se observar que a Literatura Infantil no campo educacional funciona como um importante recurso estimulador da aprendizagem para todos os educandos. Nesse sentido o objetivo geral desta pesquisa é investigar a Literatura como fonte de motivação para o desenvolvimento da criança. De maneira mais especifica buscou enfatizar a análise da literatura infantil como fonte de recursos para o desenvolvimento da criança; investigar as estratégias de motivação dos professores para despertar o interesse dos alunos. Para atingir estes objetivos optou-se pela pesquisa bibliográfica, por ser bastante apropriada para está temática e a pesquisa de campo, fundamentada em pelos pressupostos da metodologia qualitativa, na qual foi utilizado o questionário, aplicado com oito professores da 2ª série e a observação em equipe, com os alunos. A análise de dados evidenciou a importância da literatura como um elemento que possibilita o desenvolvimento da imaginação das crianças e um processo contínuo do aprendizado. O estudo possibilitou uma maior compreensão da literatura infantil no ambiente escolar e como ela pode ser trabalhada na prática diária em sala de aula, concebendo-a como um movimento amplo de interação. Constatou-se, ainda a possibilidade de construção do conhecimento que permite que as crianças consigam redigir melhor, desenvolvendo sua criatividade, confirmando que o ato de ler e o ato de escrever estão intimamente interligados. |
Keywords: | Escola Professor Literatura infantil |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6597 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40261130.pdf | 265.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.