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metadata.dc.type: Monografia
Title: A importância da alfabetização do deficiente mental para a inclusão social
Authors: Tomaz, Lília da Cruz
Santos, Luzânia Santana dos
Silva, Márcia Maria Gomes da
Fernandes, Maria Aparecida de Salles
Oliveira, Maria Das Graças Soares de
Abstract: Este estudo enfoca a inclusão como o novo paradigma da educação, que vem não só para responder a um direito conquistado pela criança com necessidades educativas especiais, mas vem com o objetivo principal de transformar a educação e o ensino. Destaca que a inclusão exigirá muito mais da escola do que a simples inserção do aluno na rede regular de ensino, mas requer transformações reais no seu currículo e na sua metodologia, valorizando não só o desempenho acadêmico, más deve considerar todo e qualquer nível de desenvolvimento. Esta pesquisa teve por objetivo destacar a importância da alfabetização do deficiente mental para a inclusão social. Fundamenta legalmente e teoricamente a necessidade da escola inclusiva como o “passo indutor” de uma inclusão muito maior, a inclusão social. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, onde foi possível destacar a visão do professor sobre o que é inclusão, e sobre as reais potencialidades do aluno com deficiência mental na aprendizagem de conteúdos acadêmicos. É preciso que o professor esteja preparado para trabalhar com a diversidade e tenha em mente que as adaptações curriculares devem ser realizadas a favor do aluno, deficiente mental ou não. A busca pela inclusão suscita uma exigência social que não admite preconceitos, discriminações e barreiras sociais.
Keywords: Inclusão
Adaptação
Deficiência
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6599
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

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