Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6599
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A importância da alfabetização do deficiente mental para a inclusão social |
Authors: | Tomaz, Lília da Cruz Santos, Luzânia Santana dos Silva, Márcia Maria Gomes da Fernandes, Maria Aparecida de Salles Oliveira, Maria Das Graças Soares de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Salim, Cássia Maria Ramalho |
Abstract: | Este estudo enfoca a inclusão como o novo paradigma da educação, que vem não só para responder a um direito conquistado pela criança com necessidades educativas especiais, mas vem com o objetivo principal de transformar a educação e o ensino. Destaca que a inclusão exigirá muito mais da escola do que a simples inserção do aluno na rede regular de ensino, mas requer transformações reais no seu currículo e na sua metodologia, valorizando não só o desempenho acadêmico, más deve considerar todo e qualquer nível de desenvolvimento. Esta pesquisa teve por objetivo destacar a importância da alfabetização do deficiente mental para a inclusão social. Fundamenta legalmente e teoricamente a necessidade da escola inclusiva como o “passo indutor” de uma inclusão muito maior, a inclusão social. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, onde foi possível destacar a visão do professor sobre o que é inclusão, e sobre as reais potencialidades do aluno com deficiência mental na aprendizagem de conteúdos acadêmicos. É preciso que o professor esteja preparado para trabalhar com a diversidade e tenha em mente que as adaptações curriculares devem ser realizadas a favor do aluno, deficiente mental ou não. A busca pela inclusão suscita uma exigência social que não admite preconceitos, discriminações e barreiras sociais. |
Keywords: | Inclusão Adaptação Deficiência |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6599 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40255076.pdf | 582.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.