Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6601
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Defasagem na aprendizagem Quem responde? Professor ou aluno? |
Authors: | Gomes, Maria Isabel Rolin, Mariuska Dias, Paula Cristina Silva |
Abstract: | A angústia em perceber a dificuldade apresentada pelos alunos na aquisição do conhecimento da linguagem e da escrita e o desejo profundo na busca de respostas para solucionar os problemas da defasagem que impedem que esse processo seja construído de forma competente, nos leva a questionar as atitudes didáticas e metodológicas no ensino da linguagem, pois muitas vezes existem equívocos entre o que vem a ser o ensino da língua, cobrando do educando uma grade curricular que não corresponde mais às necessidades sociais e culturais dos mesmos, visto que se tem dado maior importância à cultura gramatical do que à própria fala e escrita como forma de comunicação, esquecendo-se de que a linguagem permeia tudo, ela nos constitui enquanto seres humanos e que nós somos o que falamos e o que tentamos expressar com nossa escrita. Desta forma, escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Toda evolução lingüística começa com “erros”, e é dos erros que construímos nossos “acertos”. Há que se mudar essa visão preconceituosa a respeito de que aulas de língua materna tem que ser necessariamente, aulas de rigor gramatical, uma vez que toda língua é um elemento vivo, constituída pelos falantes dessa língua, e como tudo que é vivo, está em constante mudança e evolui. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6601 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40256361.pdf | 457.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.