Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6608
metadata.dc.type: Monografia
Title: Cantigas de roda da cultura popular brasileira como facilitador na constução do processo de letramento da educação de jovens e adultos
Authors: Pimentel, Tatiana Modesto
Abstract: Este trabalho de pesquisa se propôs construir o processo de letramento tendo elemento facilitador as cantigas de roda da cultura popular brasileira. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa esteve em evidenciar as cantigas de roda da cultura popular brasileira como instrumentos lúdicos e significativos no processo de letramento da Educação de Jovens e Adultos. Os jogos, brincadeiras e cantigas de roda são fontes de desenvolvimento da linguagem e construção da relação entre o lúdico e o código escrito. Esta manifestação cultural presente na história de vida dos educandos, apresenta-se como experiência lúdica, a qual possibilita conduzir os educandos a um processo de aprendizagem significativa. A elaboração teórica desta pesquisa se fundamenta, principalmente, na concepção de lúdico e aprendizagem proposta por Vygotsky. A metodologia de pesquisa foi subsidiada por principio qualitativos, a partir dos quais se fez uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: atividades lúdicas, observação participativa, entrevistas e o diário de campo. A investigação foi realizada em uma escola Pública do Distrito Federal, localizada no Lago Oeste, área Rural de Sobradinho. A análise dos dados demonstrou que o resgate e utilização das cantigas de roda que os alunos vivenciaram em sua infância possibilitaram maior interação entre o conhecimento empírico e o processo de construção do código escrito. Ao término da pesquisa identificamos a utilização das cantigas de roda da cultura popular como agente facilitador da aprendizagem significativa do processo de letramento de jovens e adultos.
Keywords: Cantiga de roda
Educação de Jovens e Adultos
Aprendizagem significativa
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6608
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40259280.pdf288,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.