Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6609
metadata.dc.type: Monografia
Title: A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais
Authors: Vale, Ediléia Gadelha Deo
Fernandes, Maria José de Souza Porto
Barcelos, Maria José Miranda Carneiro
Vinhote, Maria Luiza Vasconcelos
Silva, Tânia Mara Oliveira
Abstract: Enfatiza-se neste estudo a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais. Atividades lúdicas e recreativas são duas ferramentas um tanto quanto indicadas no processo do ensino, tendo em vista que aproximam o objetivo do professor à realidade da criança, resultando em uma integração entre ambos os interesses: aprender e ensinar. O objetivo geral deste estudo foi verificar a importância do lúdico no processo de ensino nas Séries Inicias. Para facilitar a compreensão este objetivo foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: identificar os conceitos e significados relacionados ao brinquedo; valorizar a importância dos momentos lúdicos para o desenvolvimento dos alunos; compreender o brincar e sua origem cultural; e pesquisar a construção da atividade lúdica no contexto histórico. O estudo bibliográfico realizado no trabalho demonstrou, entre outros, que as atividades lúdicas propiciam um desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e afetivas. Para complementar a informação proveniente do capítulo teórico, foi desenvolvida uma pesquisa de campo do tipo qualitativa na Escola Classe de atuação de cada educador envolvido neste estudo. Tal pesquisa teve como instrumento um questionário aplicado para professores. Como consideração final do estudo, chega-se ao entendimento que a atividade lúdica no processo de ensino mostra-se fundamental, pois por meio dessa abordagem da atividade pode-se facilitar a aprendizagem e estimular a integração sempre respeitando ainda a individualidade de cada criança.
Keywords: Brincar
Escola
Criança
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6609
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40260212.pdf638,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.