Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6610
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico no desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social no ensino de matemática e português na 1ª série do ensino fundamental
Authors: Fernades, Adailma M. S.
Sousa, Alfa Rodrigues Barbosa de
Seixas, Deuzalina de Oliveira
Rêgo, Elizângela Carreiro do
Guerra, Rivalda de Jesus Moura
metadata.dc.contributor.advisor: Serique, Jorge Augusto Borges
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo identificar o comportamento lúdico no desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social no ensino de matemática e português. A metodologia utilizada foi de natureza pratica, com abordagem qualitativa, que pode ser chamada naturalística, pois as atividades aconteceram dentro da sala de aula e no ambiente escolar, privilegiando, assim o ambiente natural dos educandos e permitindo maior aproximação com objeto observado, possibilitando momentos de intervenções na qual o pesquisador teve a oportunidade de identificar em atividades, conceitos matemáticos e de português dentro dos aspectos afetivo e social. Participaram da pesquisa a professora regente e os alunos de uma turma de alfabetização, que apresentam faixa etária entre seis e sete anos. Os dados do estudo foram coletados através de observação e anotados em fichas. A observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização entre o observador e o objeto em estudo. Dessa forma, o observador teve maior preocupação com o processo do que com o produto, sendo observado como é manifestado o comportamento social e afetivo dos educandos durante as atividades com jogos envolvendo conceitos de matemática e de português. Os resultados dessa pesquisa permitiram apontar que o lúdico implica uma dimensão evolutiva com as crianças apresentando características especificas e formas diferentes de brincar. Mostra que a brincadeira não apenas uma forma de liberdade ou entretenimento para gastar energia, mas os meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social e pode influenciar na aprendizagem. Conclui-se que a atividade lúdica é uma necessidade do ser humano, possui um papel construtivo no desenvolvimento do educando, fundamental para o raciocínio lógico, a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo o desenvolvimento da iniciativa, da imaginação, da criatividade e do interesse e contribui para o desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social no ensino da matemática e português na 1ª série do ensino fundamental.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6610
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40261022.pdf322.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.