Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6612
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Contribuições para o problema da dificuldade de aprendizagem da escrita |
Authors: | Oliveira, Alessandra Xavier da Silva Oliveira, Cândida Lúcia Guimarães de Ferreira, Claudete Maria Oliveira, Janete da Silva Oliveira, Neiva Joaquim de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | O fracasso escolar e a repetência têm sido presença marcante nas escolas onde as professoras pesquisadoras trabalham. Por isso, optou-se em trabalhar esse tema. Ao longo da realização desta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou-se conhecer as dificuldades de escrita dos os alunos e coletar contribuições para superação da dificuldade de aprendizagem na escrita, em alunos de turmas de 4ª série, envolvendo professores da rede pública do Distrito Federal e do Estado de Goiás. Procurou-se identificar o que seria um aluno com dificuldade de aprendizagem na escrita; coletou-se argumentações de alguns estudiosos para se saber o que seriam essas dificuldades e utilizou para coleta de dados a entrevista. As categorias selecionadas para a pesquisa foram: causas da dificuldade da escrita; atuação do professor; detecção da dificuldade; parceria entre leitura e escrita; a relação leitor/escritor; e contribuições para superação. Os principais resultados e conclusões do trabalho foram que professor, aluno, família e escola têm que prestar sua contribuição para superação do problema; uma das sugestões consensuais foi uma maior abertura para expansão da leitura dentro e fora do ambiente escolar, onde o professor deve estimular de maneira atraente o envolvimento do aluno com textos escritos. No entanto, a família também deve acompanhar esse trabalho para que, posteriormente, esse aluno torne-se um produtor textual, superando a dificuldade de aprendizagem na escrita detectada anteriormente. Vale ressaltar que, a relação que o professor mantém com o aluno, também se constitui num fator de motivação e confiança, pois os aproximam, e permite ao professor identificar o crescimento e o esforço, mantendo sempre uma atitude de cordialidade e de respeito. |
Keywords: | Escrita Aprendizagem Leitura |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6612 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40261158.pdf | 173.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.