Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6613
metadata.dc.type: Monografia
Title: A importância do lúdico para a aprendizagem nas séries iniciais: a contribuição dos jogos no processo de alfabetização de alunos da primeira série do ensino fundamental
Authors: Gomes, Amaral Rodrigues
Lima, Arley Aparecido Barbosa
Ferreira, Célia Alves
Versiani, Elaine Cristina Alves
Cavalcante, Heliovalda Figueiredo da Fonseca
Abstract: Este trabalho monográfico se propôs a refletir sobre a importância do lúdico para a aprendizagem nas séries iniciais. Tem como objetivo demonstrar como os jogos contribuem no processo de alfabetização dos alunos na faixa etária entre seis e sete anos da primeira série do Ensino Fundamental. O embasamento dessa pesquisa foram as fontes bibliográficas, onde enfatizou-se que a alfabetização é uma das fases fundamentais na vida escolar da criança e que nesse período ela ainda vivencia de maneira latente a sua ludicidade através do brincar. O brincar assume assim um papel essencial na construção de seus conceitos, de sua percepção de mundo. O brincar repercute na sua formação psicomotora, sócio-afetiva e cognitiva. Tendo isso como pressuposto a idéia é valorizar essa característica impregnada no espírito infantil que é o lúdico no seu processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e participante. Como instrumentos de pesquisa foram desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças de seis e setes anos da primeira série do Ensino Fundamental e a observação sistemática e participante. A análise de dados foi feita a partir dessas atividades lúdicas, onde se evidenciou a íntima relação entre os jogos e o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e físico-motor da criança; Enfim, concluímos que o brincar é um elemento indissociável da criança, assim a escola deve resgatar o lúdico, para assim resgatar o prazer de aprender.
Keywords: Lúdico
Alfabetização
Ensino-aprendizagem
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6613
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40261204.pdf206,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.