Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6613
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A importância do lúdico para a aprendizagem nas séries iniciais: a contribuição dos jogos no processo de alfabetização de alunos da primeira série do ensino fundamental |
Authors: | Gomes, Amaral Rodrigues Lima, Arley Aparecido Barbosa Ferreira, Célia Alves Versiani, Elaine Cristina Alves Cavalcante, Heliovalda Figueiredo da Fonseca |
metadata.dc.contributor.advisor: | João, Renato Bastos |
Abstract: | Este trabalho monográfico se propôs a refletir sobre a importância do lúdico para a aprendizagem nas séries iniciais. Tem como objetivo demonstrar como os jogos contribuem no processo de alfabetização dos alunos na faixa etária entre seis e sete anos da primeira série do Ensino Fundamental. O embasamento dessa pesquisa foram as fontes bibliográficas, onde enfatizou-se que a alfabetização é uma das fases fundamentais na vida escolar da criança e que nesse período ela ainda vivencia de maneira latente a sua ludicidade através do brincar. O brincar assume assim um papel essencial na construção de seus conceitos, de sua percepção de mundo. O brincar repercute na sua formação psicomotora, sócio-afetiva e cognitiva. Tendo isso como pressuposto a idéia é valorizar essa característica impregnada no espírito infantil que é o lúdico no seu processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e participante. Como instrumentos de pesquisa foram desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças de seis e setes anos da primeira série do Ensino Fundamental e a observação sistemática e participante. A análise de dados foi feita a partir dessas atividades lúdicas, onde se evidenciou a íntima relação entre os jogos e o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e físico-motor da criança; Enfim, concluímos que o brincar é um elemento indissociável da criança, assim a escola deve resgatar o lúdico, para assim resgatar o prazer de aprender. |
Keywords: | Lúdico Alfabetização Ensino-aprendizagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6613 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40261204.pdf | 206.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.