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metadata.dc.type: Monografia
Title: A importância da educação ambiental nas séries iniciais
Authors: Carmo, Ana Antônio do
Costa, Sônia Rodrigues da
Abstract: O Objetivo Geral deste trabalho foi despertar no docente a consciência do seu importante papel na formação de futuros cidadãos, capazes de refletir sobre suas atitudes em relação ao meio em que vive, para si e para as gerações futuras, como um caminho para a transformação sócio-ambiental. Os Objetivos Específicos consistiram em desenvolver meios para mostrar a importância da Educação Ambiental nas séries iniciais das escolas do Distrito Federal; Sugerir a aplicação, de maneira dinâmica e significativa, dos pressupostos da Educação Ambiental, expressos nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Sugerir práticas e/ou alternativas para desenvolver os conteúdos em Educação Ambiental dos currículos escolares à práxis docente. Quanto à metodologia aplicada, a pesquisa teórica subsidiou o trabalho, a fim de reconstruir teorias, conceitos e idéias. Embora, a pesquisa teórica tenha embasado o trabalho como um todo, a pesquisa prática pôde ser observada em vários momentos do trabalho, por exemplo, ao propor e efetivar as ações no sentido de promover a Educação Ambiental, por meio das atividades desenvolvidas no decorrer do mesmo. Como resultado desta pesquisa pôde-se observar, por parte de suas autoras, uma nova maneira de fazer educação. A busca pelo conhecimento tornou-se algo sedutor e necessário, e o desafio de efetivar a Educação Ambiental de forma significativa, voltada para a construção do conhecimento e de novos conceitos, foi instigante para todos os envolvidos neste processo. Em relação aos alunos, constatou-se a apreensão do conhecimento de forma contextualizadora, desenvolvendo assim o senso crítico frente aos problemas ambientais do próprio contexto escolar e o trabalho conjunto e participativo. Foi possível perceber que somente por meio da Educação Ambiental será possível mudar o quadro de degradação ambiental e de inconsciência do homem, frente às questões ambientais. Assim as ações em Educação Ambiental devem promover a consciência ambiental, com vistas a atingir a sustentabilidade em todos os níveis. Neste sentido, a busca pelo conhecimento em EA e o planejamento de ações para a sua implementação fazem-se necessários e urgentes. Concluiu-se então, que fazer Educação Ambiental pressupõe persistência e insistência por parte dos educadores, pois mudar conceitos e valores resume-se em tarefa árdua, desse modo, a Educação Ambiental é um processo que deverá ser contínuo e permanente, para que seja capaz de mudar a cultura impregnada pelo pensamento equivocado, de que na natureza tudo se renova, para assim atingir a sustentabilidade.
Keywords: Degradação
Educação ambiental
Sustentabilidade
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6614
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

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