Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6619
metadata.dc.type: TCC
Title: A avaliação como fator determinante no processo ensino – aprendizagem
Authors: Alves, José Conceição Lopes
Rabelo, Juliana de Paula
Ramos, Lêda Barbosa
Rodrigues, Luzia
Coelho, Maria de Fátima de Oliveira
Silva, Valéria de Moraes
metadata.dc.contributor.advisor: Paula, Nanci Martins de
Abstract: O estudo traz uma abordagem sobre o tema AVALIAÇO, analisando-a enquanto instrumento de aprendizagem, observando-a dentro do cotidiano escolar, abrangendo todo o fator circunstancial que a envolve. O todo que falamos está relacionado aos desejos, anseios e soluções. Em nosso trabalho, partimos do pressuposto de que mais importante que avaliar é proporcionar aos alunos um ensino de qualidade; esperado é que a partir deste, o professor possa refletir sobre sua prática avaliativa no fazer pedagógico, podendo instrumentalizá-lo em sua atividade docente. As fontes bibliográficas que nos auxiliaram foram as mais diversas; dentre elas. Podemos citar Luckesi, Vasconselos, Piaget, Hoffmam. Por meio do referencial teórico citado, chegando a uma compreensão maior acerca da avaliação escolar, que pode substituir a busca por resposta a nossas indagações. A metodologia foi de análise de dados de forma comparativa, utilizando questionário. Após a analise das respostas obtidas nos questionários, tanto dos alunos quanto dos professores, o grupo de pesquisadores constatou que a avaliação vem sendo utilizada com intuito de “aprovar” ou “reprovar” os alunos, assumindo, dessa forma, seu caráter excludente. Os professores mostram-se tão preocupados teoricamente em promover a aprendizagem, mas na realidade, em suas salas de aula, ainda utilizam praticas tradicionais que na maioria das vezes, só provocam sensações de medo e opressão. Sendo assim, pretendemos construir para uma mudança de postura por parte de todos os envolvidos, que a partir deste trabalho possam rever sua prática pedagógicas.
Keywords: Avaliação
Ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6619
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40254940.pdf211.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.