Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6622
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Processo ensino-aprendizagem |
Authors: | Silva, Áurea Pereira Aguiar, Daniela Fernandes de Xavier, Daniela Lisboa Oliveira, Eriene Nunes Novasco, Elin Mary de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor: | Paula, Nanci Martins de |
Abstract: | A participação da família na escola vem sendo discutida amplamente na última década. Esta é estimulada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e institucionalizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96. Evidencia-se assim que a tarefa de educar não está concentrada na escola, mas esta, é de responsabilidade da família e da escola. Sendo a aprendizagem um processo complexo, vastamente estudado e discutido por teóricos como Piaget, Vigotsky e Wallon, destacados nesta pesquisa, observa-se a necessidade de buscar informações sobre a influência do ambiente familiar na aprendizagem escolar. Portanto, o objetivo precípuo desta pesquisa se delimita na observação desta relação, bem como da relevância da participação da família na escola. O problema gerador do estudo está na observação dos problemas recorrentes no Centro de Ensino Fundamental Condomínio Estância III em relação a aprendizagem dos alunos e a relação familiar estabelecida. A escola atende a famílias de baixa renda e com baixo grau de instrução o que tem influenciado decisivamente na aprendizagem dos alunos. Assim, o estudo apresentará a teoria acerca da aprendizagem e também as discussões teóricas que evidenciam a necessidade da escola estar sempre aberta a receber os pais para conversas, festas e outras atividades que propiciem a interação entre comunidade e escola e por conseqüência os atraia para o auxilio no processo de aprendizagem. Para tanto utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica da qual se compõe os primeiros capítulos e a pesquisa de campo, sendo esta qualitativa utilizando o método de estudo de caso e no último capítulo apresenta-se os dados colhidos por meio de questionário com perguntas abertas e uma análise sistematizada de acordo com as teorias já apresentadas. Portanto, ressalta-se que esse envolvimento escola e família poderá trazer muitos benefícios para a educação como um todo. |
Keywords: | Família Escola Aprendizagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6622 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40261573.pdf | 835.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.