Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6627
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O lúdico como motivador no processo de aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental |
Authors: | Santos, Daniela Pereira dos Oliveira, Débora de Lima de Alves, Elaine Cristina Gonçalves Lins, Elizabeth Peixoto Troncha Bandeira, Maria Francisca |
metadata.dc.contributor.advisor: | João, Renato Bastos |
Abstract: | O presente trabalho é uma reflexão sobre o lúdico como importante recurso estimulador da aprendizagem na primeira série do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa foi o de evidenciar as contribuições do lúdico para facilitar o processo de aprendizagem e explicitar suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança através dos jogos e brincadeiras. Para tanto, buscamos fundamentar a pesquisa através da bibliografia existente, onde os autores estudados apresentam contribuições que são compatíveis com a abordagem sistêmica, tendo ao longo desta dissertação destacado aspectos importantes tais como: a origem e evolução do lúdico na educação; o jogo e as características do desenvolvimento infantil e da atividade lúdica e os correspondentes parâmetros necessários para a educação lúdica. No decorrer do relato de experiência, procuramos confrontar as vivências teóricas e práticas em seu aspecto motivador e facilitador da aprendizagem. Para alcançar o objetivo proposto realizamos uma pesquisa fundamentada em pressupostos qualitativos, na qual utilizamos os seguintes instrumentos: o planejamento e observação sistemática de aulas lúdicas voltadas para o desenvolvimento integral da criança e da sua aprendizagem. Na análise dos dados, foi evidenciado a importância do lúdico como recurso motivador e estimulador da aprendizagem. Também estabelecemos a relação entre afetividade e cognição, evidenciando o papel do professor tanto na construção do conhecimento como na promoção do desenvolvimento integral dos alunos. Ao término do trabalho, concluímos que a compreensão do lúdico vai além de uma sistematização de conteúdos; jogos, brincadeiras, aprendizagem e liberdade devem andar de mãos dadas, esta é a proposta para um novo conceito de educação. |
Keywords: | Lúdico Desenvolvimento integral Aprendizagem significativa Motivação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6627 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40262000.pdf | 273.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.