Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6644
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico no processo de ensino e aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental
Authors: Rocha, Graceline dos Anjos
Campos, Lêda Cardoso
Oliveira, Lígia Cristina Borges de
Abreu, Luciana
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa Filho, Paulo Gomes de
Abstract: O objetivo deste trabalho é o de enfocar o jogo como um fator de interação social que serve como um estímulo para que a criança, aprenda aprender. Tomando por ponto de partida a contribuição dos pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Wallon para buscar entre eles pontos convergentes que venham ser aplicados à criança e ao brinquedo na fase de alfabetização e também sobre a necessidade do diálogo e da comunicação com as crianças através dos jogos e buscar por si próprias o caminho do seu conhecimento. Enfocando o jogo como um fator de interação social e aos mecanismos individuais e grupais da aprendizagem e também de despertar o educador para a importância do processo de aprendizagem, levando-os a repensar a sua função de problematizador e libertador , onde a médio e curto prazo o educador leve a criança a construir seu pensamento através da troca estabelecido com o outro. As crianças, na fase de alfabetização, percebe-se a possibilidade de internalização do aprendido privilegiando e aumentando o “aprendizado de dentro para fora”.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6644
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40262963.pdf464.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.