Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXavier, Odiva Silva-
dc.contributor.authorCampos, Ághata Moreno de A.-
dc.contributor.authorVieira, Izonete Luiza dos Santos-
dc.contributor.authorSousa, Juliana Martins Araújo de-
dc.contributor.authorSilva, Kelma Rodrigues da-
dc.date.accessioned2015-06-15T12:57:15Z-
dc.date.available2015-06-15T12:57:15Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6650-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender o que significa o Projeto Político Pedagógico na escola e seu processo de desenvolvimento para a transformação institucional e social. Para elaborá-lo, optou-se pela pesquisa teórica, diante da impossibilidade de realizar uma pesquisa empírica sobre o assunto. Buscou-se, portanto, construir um quadro teórico. Em interlocução com diferentes autores, que têm explorado a temática, como Veiga (1998, 2001), Libâneo (2003), Padilha (2002) e outros. A análise foi realizada refletindo, discutindo, comparando e agregando dados da literatura sobre princípios, conceitos, importância, elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico. Por meio dessa pesquisa teórica percebeu-se que o projeto político pedagógico deve considerar as singularidades e a participação de todos os sujeitos da comunidade escolar, dando ênfase à participação, criatividade, a liberdade de expressão, a capacidade reflexiva e a própria dinâmica dos envolvidos. Concluiu-se que o projeto político pedagógico é instrumento de gestão fundamental para a transformação da escola, o qual lhe dá identidade própria, autonomia e favorece a agregação de esforços para cumprir com efetividade sua função social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T12:57:15Z No. of bitstreams: 1 40263591.pdf: 231595 bytes, checksum: fd790ff7202a2e68ed0ed85ea7037ba1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-15T12:57:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40263591.pdf: 231595 bytes, checksum: fd790ff7202a2e68ed0ed85ea7037ba1 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectTransformação escolarpt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico: instrumento de gestão escolar para a tranformação institucional e socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40263591.pdf226.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.