Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6650
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Odiva Silva | - |
dc.contributor.author | Campos, Ághata Moreno de A. | - |
dc.contributor.author | Vieira, Izonete Luiza dos Santos | - |
dc.contributor.author | Sousa, Juliana Martins Araújo de | - |
dc.contributor.author | Silva, Kelma Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T12:57:15Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T12:57:15Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6650 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender o que significa o Projeto Político Pedagógico na escola e seu processo de desenvolvimento para a transformação institucional e social. Para elaborá-lo, optou-se pela pesquisa teórica, diante da impossibilidade de realizar uma pesquisa empírica sobre o assunto. Buscou-se, portanto, construir um quadro teórico. Em interlocução com diferentes autores, que têm explorado a temática, como Veiga (1998, 2001), Libâneo (2003), Padilha (2002) e outros. A análise foi realizada refletindo, discutindo, comparando e agregando dados da literatura sobre princípios, conceitos, importância, elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico. Por meio dessa pesquisa teórica percebeu-se que o projeto político pedagógico deve considerar as singularidades e a participação de todos os sujeitos da comunidade escolar, dando ênfase à participação, criatividade, a liberdade de expressão, a capacidade reflexiva e a própria dinâmica dos envolvidos. Concluiu-se que o projeto político pedagógico é instrumento de gestão fundamental para a transformação da escola, o qual lhe dá identidade própria, autonomia e favorece a agregação de esforços para cumprir com efetividade sua função social. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T12:57:15Z No. of bitstreams: 1 40263591.pdf: 231595 bytes, checksum: fd790ff7202a2e68ed0ed85ea7037ba1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-15T12:57:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40263591.pdf: 231595 bytes, checksum: fd790ff7202a2e68ed0ed85ea7037ba1 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Transformação escolar | pt_BR |
dc.title | Projeto político pedagógico: instrumento de gestão escolar para a tranformação institucional e social | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40263591.pdf | 226.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.