Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6650
metadata.dc.type: TCC
Title: Projeto político pedagógico: instrumento de gestão escolar para a tranformação institucional e social
Authors: Campos, Ághata Moreno de A.
Vieira, Izonete Luiza dos Santos
Sousa, Juliana Martins Araújo de
Silva, Kelma Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor: Xavier, Odiva Silva
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender o que significa o Projeto Político Pedagógico na escola e seu processo de desenvolvimento para a transformação institucional e social. Para elaborá-lo, optou-se pela pesquisa teórica, diante da impossibilidade de realizar uma pesquisa empírica sobre o assunto. Buscou-se, portanto, construir um quadro teórico. Em interlocução com diferentes autores, que têm explorado a temática, como Veiga (1998, 2001), Libâneo (2003), Padilha (2002) e outros. A análise foi realizada refletindo, discutindo, comparando e agregando dados da literatura sobre princípios, conceitos, importância, elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico. Por meio dessa pesquisa teórica percebeu-se que o projeto político pedagógico deve considerar as singularidades e a participação de todos os sujeitos da comunidade escolar, dando ênfase à participação, criatividade, a liberdade de expressão, a capacidade reflexiva e a própria dinâmica dos envolvidos. Concluiu-se que o projeto político pedagógico é instrumento de gestão fundamental para a transformação da escola, o qual lhe dá identidade própria, autonomia e favorece a agregação de esforços para cumprir com efetividade sua função social.
Keywords: Projeto político pedagógico
Gestão escolar
Transformação escolar
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6650
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40263591.pdf226.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.