Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6669
metadata.dc.type: Monografia
Title: A importância da literatura infanto-juvenil nas séries iniciais
Authors: Queiroz, Marylene Carvalho
Paula, Samanta Sousa de
Santos, Sandra Yara Zanchet de
Miranda, Saron Pereira Marçal
Santos, Terezinha Aparecida dos
Abstract: Entende-se por literatura diversas regras e formas, dentre elas a de escrever obras literárias em prosa ou em versos; ou conjunto de trabalhos literários de um autor, de um país ou de uma época, e ainda os homens de letra e até sonho e fantasia. Quando entra na escola, a criança já é capaz de falar sobre suas experiências e o mundo que a rodeia. Ela já expressa uma leitura do seu cotidiano. Para propiciar essa leitura, a sala de aula deve ser transformada num ambiente estimulador. Foi pensando de forma abrangente, que entendemos ser de responsabilidade, ou até obrigação e postura ética, dos profissionais licenciados para lecionarem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, desenvolver o gosto pela leitura, utilizando recursos distintos. A infância é a fase mais ativa, curiosa, apresentando maior socialização, com avanço nas funções abstratas de raciocínio, onde se estabelece relação entre o mundo real e o tempo, forma o pensamento abstrato e passa a ter noção de causa e efeito. Técnicas motivadoras e principalmente o lúdico aproveitando os textos que melhor se adaptam a esta fase, como os contos de fadas e contos maravilhosos que discutam valores morais. Transmitindo segurança às crianças para atingirmos as idéias principais a serem fixadas por mentes jovens e ávidas de saber, hoje alunos estimulados, tornem-se amanhã, adultos pensantes, capazes de fazerem uso competente da língua, visto que a leitura é uma atividade fundamental na aprendizagem, ajudando o aluno a encontrar dados para solução de problemas, fornecendo informações sobre assuntos a serem estudados.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6669
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40264860.pdf401.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.