Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaula, Nanci Martins de-
dc.contributor.authorCarvalho, Vanessa Paula Garcez de-
dc.date.accessioned2015-06-15T17:45:41Z-
dc.date.available2015-06-15T17:45:41Z-
dc.date.issued2005-11-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6676-
dc.description.abstractEste trabalho representa um estudo de caso realizado de acordo com a abordagem da pesquisa qualitativa.Seu objetivo geral é identificar e analisar como é a gestão de uma proposta pedagógica e suas implicações no processo educativo da comunidade escolar.Este constituiu-se no objeto de estudo desta dissertação. Os dados organizados e analisados apontaram a relação existente entre gestão da proposta pedagógica e o processo educativo da comunidade escolar. Identificamos a predominância de trás fatores na gestão desta proposta: a sua construção; a participação nesta construção e o por último, o nível de satisfação dos sujeitos que compõe a comunidade escolar. Identificamos que a proposta é percebida pelos professores como um instrumento essencial a prática pedagógica onde se expressa a cultura da escola lhe conferindo identidade. Os pais e alunos a percebem como algo novo. Para eles tanto faz se foi construída no coletivo ou não. Quanto a participação, não conseguimos chegar a um consenso de como se efetivar e tornar concreta essa participação, mesmo com a existência de órgãos colegiados e projetos interventivos. A participação vem acontecendo de forma tímida e isso faz com que sejam dados passos pequenos em busca do desenvolvimento desta. Com relação ao nível de satisfação do professor, a imagem do mesmo vem sendo muito desvalorizada no quadro da educação no Brasil. Não seria diferente nesta escola. Não é de se espantar que os mesmos encontram-se em um estágio de total letargia perante a possibilidade de melhora do ensino público. Diante de um quadro de descrença total, qual a visão do aluno frente a tudo isso? Ele não se interessa pela escola e nem pelo o que ela está oferecendo. A relação professor /aluno está trincada. Professores e alunos convivem anos e anos na mesma escola e mesmo assim são estranhos uns com os outros. Para os pais, a escola é só uma porta para participar de programas assistenciais do governo ou uma forma de se verem livres do seu filho por aquele período. Não esperam muito da escola e não cobram para não serem cobrados. Este trabalho revela que o estilo de gestão influencia demais as relações entre as pessoas, determinando suas práticas e formas de relacionamentos. Tudo isso tem uma relação direta com a organização da escola, sua cultura organizacional, e a sala de aula, pois as práticas e os comportamentos dos sujeitos deste processo, manifestados na convivência diária irão influenciar as práticas e comportamentos dos professores, alunos e demais funcionários da escola. Existe uma instituição com vontade de crescer, acertar e contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e profissionais, mas que não conseguiu no seu cotidiano, efetivar as ações necessárias para atingir tais objetivos, por falta de uma maturidade coletiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T17:45:41Z No. of bitstreams: 1 40266201.pdf: 937193 bytes, checksum: 5a94f055412c295b848bbc99656608cb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-15T17:45:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40266201.pdf: 937193 bytes, checksum: 5a94f055412c295b848bbc99656608cb (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleGestão escolar: gestão da proposta pedagógica do centro de ensino espaço de convivência da rede pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-11-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40266201.pdf915.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.