Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6676
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Gestão escolar: gestão da proposta pedagógica do centro de ensino espaço de convivência da rede pública do Distrito Federal |
Authors: | Carvalho, Vanessa Paula Garcez de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Paula, Nanci Martins de |
Abstract: | Este trabalho representa um estudo de caso realizado de acordo com a abordagem da pesquisa qualitativa.Seu objetivo geral é identificar e analisar como é a gestão de uma proposta pedagógica e suas implicações no processo educativo da comunidade escolar.Este constituiu-se no objeto de estudo desta dissertação. Os dados organizados e analisados apontaram a relação existente entre gestão da proposta pedagógica e o processo educativo da comunidade escolar. Identificamos a predominância de trás fatores na gestão desta proposta: a sua construção; a participação nesta construção e o por último, o nível de satisfação dos sujeitos que compõe a comunidade escolar. Identificamos que a proposta é percebida pelos professores como um instrumento essencial a prática pedagógica onde se expressa a cultura da escola lhe conferindo identidade. Os pais e alunos a percebem como algo novo. Para eles tanto faz se foi construída no coletivo ou não. Quanto a participação, não conseguimos chegar a um consenso de como se efetivar e tornar concreta essa participação, mesmo com a existência de órgãos colegiados e projetos interventivos. A participação vem acontecendo de forma tímida e isso faz com que sejam dados passos pequenos em busca do desenvolvimento desta. Com relação ao nível de satisfação do professor, a imagem do mesmo vem sendo muito desvalorizada no quadro da educação no Brasil. Não seria diferente nesta escola. Não é de se espantar que os mesmos encontram-se em um estágio de total letargia perante a possibilidade de melhora do ensino público. Diante de um quadro de descrença total, qual a visão do aluno frente a tudo isso? Ele não se interessa pela escola e nem pelo o que ela está oferecendo. A relação professor /aluno está trincada. Professores e alunos convivem anos e anos na mesma escola e mesmo assim são estranhos uns com os outros. Para os pais, a escola é só uma porta para participar de programas assistenciais do governo ou uma forma de se verem livres do seu filho por aquele período. Não esperam muito da escola e não cobram para não serem cobrados. Este trabalho revela que o estilo de gestão influencia demais as relações entre as pessoas, determinando suas práticas e formas de relacionamentos. Tudo isso tem uma relação direta com a organização da escola, sua cultura organizacional, e a sala de aula, pois as práticas e os comportamentos dos sujeitos deste processo, manifestados na convivência diária irão influenciar as práticas e comportamentos dos professores, alunos e demais funcionários da escola. Existe uma instituição com vontade de crescer, acertar e contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e profissionais, mas que não conseguiu no seu cotidiano, efetivar as ações necessárias para atingir tais objetivos, por falta de uma maturidade coletiva. |
Keywords: | Gestão democrática Proposta pedagógica Escola pública |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6676 |
Issue Date: | Nov-2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40266201.pdf | 915.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.