Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6678| metadata.dc.type: | TCC | 
| Title: | “Lúdico na aprendizagem escolar” | 
| Authors: | Barros, Adriana Andrade Silva, Cláudia Gomes dos Santos Rocha, Maria Alcina Pimentel da Freire, Maria de Fátima da Silva  | 
| metadata.dc.contributor.advisor: | Serique, Jorge Augusto Borges | 
| Abstract: | Abordaremos neste projeto intitulado “Lúdico na aprendizagem” a análise e conclusões, retirados durante uma pesquisa qualitativa, a qual busca-se compreender o processo e a importância da ludicidade, como motivador, em uma 1ªsérie de uma escola pública do DF.No decorrer de cinco capítulos, dissertaremos sobre o pensamento teórico de alguns autores como Curtis, Gonçalves, Guimarães, Kishimoto e Macedo, Pettty e Passos, sobre os fatores aqui abordados.No primeiro capítulo encontra-se uma visão ampla sobre a ludicidade, delimitação desse tema, justificativa do projeto, delimitação da situação-problema e o objetivo geral do trabalho e os específicos das atividades desenvolvidas a qual pretende-se alcançar.No segundo capítulo que se segue disserta-se sobre o local onde ocorrerá a coleta de dados e os objetos de estudo, as atividades facilitadoras dessas análises mediante cronograma.No quarto capítulo uma discussão aprofundada dos dados recolhidos, a qual há uma análise contextualizada com a teoria. Por fim o quinto capítulo onde terá a conclusão das análises dos dados, com respectivos anexos comprobatórios da execução da pesquisa.Ao final da leitura deste, espera-se desfazer o mito de que a ludicidade refere-se apenas ao ato de brincar, mas sim um meio de motivar os alunos à construção da aprendizagem significativa. “Todo ser humano tem o dom de ser criativo, e a escola deve assumir o papel de despertar a criatividade de seus alunos, possibilitando à criança descobrir, explorar ambientes diversos e desenvolver a fantasia e a imaginação” (CENEDE, 2004). | 
| Keywords: | Lúdico (desafios e inteligência emocional) Aprendizagem (construção do conhecimento e raciocínio-lógico)  | 
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6678 | 
| Issue Date: | 2005 | 
| Appears in Collections: | PED - Graduação | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 40300026.pdf | 8.02 MB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.