Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6683
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Planejamento participativo na comunidade escolar |
Authors: | Siqueira, Alessandra Oliveira de Cruz, Ana Lucia Siqueira, Christiany Oliveira de Lima Silva, Micheline Magalhães de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Xavier, Odiva Silva |
Abstract: | Este estudo partiu da premissa que o Projeto Político Pedagógico traça a filosofia de trabalho da escola e suas grandes diretrizes para dois anos ou mais, que o Plano Anual de Ação detalha principalmente a programação curricular a ser desenvolvida pela escola, em cada ano letivo e que ambos podem ser delineados pelo Planejamento Participativo. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre este tema, discutir o funcionamento desse processo e o que ocorre nas escolas públicas de 1ª a 4ª série do Distrito Federal. A metodologia adotada para esta pesquisa foi na linha qualitativa. Os caminhos utilizados foram o da pesquisa teórica, para compreender conceitualmente a temática, e o da pesquisa empírica, no sentido de conhecer a percepção dos 50 sujeitos que constituíram a amostra dos segmentos da comunidade escolar. De acordo com os resultados encontrados pode-se inferir que, na realidade das escolas pesquisadas, está longe de existir uma cultura para a discussão e criação de planos e estratégias, de forma participativa, para o bom funcionamento institucional. Conclui-se que já existe essa abertura, mas ainda não existe essa cultura. Implementá-la é, portanto, oportunizar a melhoria da participação, imprescindível para o desenvolvimento da comunidade escolar. |
Keywords: | Planejamento Participação Escola |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6683 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40300134.pdf | 164.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.