Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6692
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação ambiental: a inserção do tema meio ambiente nas séries iniciais
Authors: Leite, Deise Silva
Souza, Rosimel Pereira de
Ferreira, Vânia Cândida
Farias, Virgínia Barros Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Silva Júnior, Renato Oliveira da
Abstract: Muitas são as possibilidades de entendimento dos conceitos associados à Educação Ambiental. Mediante esta afirmação propõem-se uma pesquisa de cunho qualitativo em três escolas do Distrito Federal, com o objetivo de problematiza e destacar alguns desses conceitos, com ênfase, na educação, participação e transformação da realidade de vida. A principal função do trabalho com o tema meio ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes. É necessário que a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e o desenvolvimento de habilidades e procedimentos mais do que informações e conceitos. Esse vem sendo um desafio para a Educação. Comportamentos ambientalmente corretos serão adquiridos na prática do cotidiano escolar. Para que as questões ambientais façam parte dos currículos da educação superior e em conseqüência, assim como propõe esta pesquisa, sejam incluídas no currículo do ensino fundamental de 1º a 4º séries, o processo de formação profissional deve possibilitar aos professores a elaboração do saber pedagógico a partir da interação entre o conhecimento específico disciplinar e o saber ambiental, possibilitando assim, ao professor, construir e reconstruir num processo de ação e reflexão, no sentido de superar a visão fragmentada sobre a educação ambiental.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6692
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40300654.pdf178.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.