Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6692
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Educação ambiental: a inserção do tema meio ambiente nas séries iniciais |
Authors: | Leite, Deise Silva Souza, Rosimel Pereira de Ferreira, Vânia Cândida Farias, Virgínia Barros Lima |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva Júnior, Renato Oliveira da |
Abstract: | Muitas são as possibilidades de entendimento dos conceitos associados à Educação Ambiental. Mediante esta afirmação propõem-se uma pesquisa de cunho qualitativo em três escolas do Distrito Federal, com o objetivo de problematiza e destacar alguns desses conceitos, com ênfase, na educação, participação e transformação da realidade de vida. A principal função do trabalho com o tema meio ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes. É necessário que a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e o desenvolvimento de habilidades e procedimentos mais do que informações e conceitos. Esse vem sendo um desafio para a Educação. Comportamentos ambientalmente corretos serão adquiridos na prática do cotidiano escolar. Para que as questões ambientais façam parte dos currículos da educação superior e em conseqüência, assim como propõe esta pesquisa, sejam incluídas no currículo do ensino fundamental de 1º a 4º séries, o processo de formação profissional deve possibilitar aos professores a elaboração do saber pedagógico a partir da interação entre o conhecimento específico disciplinar e o saber ambiental, possibilitando assim, ao professor, construir e reconstruir num processo de ação e reflexão, no sentido de superar a visão fragmentada sobre a educação ambiental. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6692 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40300654.pdf | 178.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.