Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6695
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A influência que a afetividade exerce no processo ensino: aprendizagem de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental |
Authors: | Silva, Emilva Helena da Vieira, Hacmoni Bezerra |
metadata.dc.contributor.advisor: | Reis, Ademir Gaspar dos |
Abstract: | O estudo do referido tema através do objetivo de demonstrar a influência que a afetividade exerce como intermédio da aprendizagem na relação professor aluno, sendo esta uma forma de estimular o desenvolvimento cognitivo do aluno, tornou possível uma reflexão mais aprofundada sobre um assunto aparentemente banal, porém que os teóricos aqui esclarecem sua devida importância. Para este estudo aplicou-se um questionário para um grupo de professores de quatro escolas diferentes sendo que estes deveriam ter até cinco anos ou acima de dez anos de função de forma a obter um quadro de respostas que suprisse o interesse da pesquisa. Os resultados obtidos foram surpreendentes tendo em vista a quantidade de profissionais insatisfeitos em algum aspecto de sua ação pedagógica, ou com sua profissão ou da forma como o sistema funciona sendo possível que essa insatisfação reflita em suas relações com os alunos, mesmo assim apesar de toda dificuldade muitos educadores ainda tentam melhorar de alguma forma sua atuação em sala-de-aula. Conclui-se, portanto de forma fundamentada, que existe uma profunda relação entre afetividade e cognição sendo que estes dois aspectos se complementam e fazem parte da fase em que essas crianças se encontram, sendo portanto inseparáveis. |
Keywords: | Educação afetiva Cognição Limite |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6695 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40300958.pdf | 366.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.