Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6699
metadata.dc.type: TCC
Title: O papel do professor no processo ensino-aprendizagem
Authors: Teixeira, Isana Silva
Araújo, Josilene Estácio de
Ferreira, Karina Rodrigues
Gomes, Juliana Porto
Barbosa, Vívian Fernandes Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Paula, Nanci Martins de
Abstract: Esta pesquisa é um estudo reflexivo sobre a relação professor/aluno no processo ensino-aprendizagem que tem como objetivo mostrar alguns dos problemas que constatamos no decorrer do processo educativo e apresentar sugestões, sempre respaldadas por embasamentos teóricos e experiências reais vivenciadas por profissionais, de como tais problemas poderiam ser melhor administrados e, por quê não eliminados. O procedimento metodológico adotado foi o qualitativo, tendo a coleta dos dados realizada em uma escola do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal, sendo os sujeitos da pesquisa alunos e professores das 3 as e 4 as séries. O resultado de nossas análises evidenciou que boa parte dos professores, mesmo se posicionando perto dos alunos e dizerem estar preocupados com a apr4endizagem deles, tentavam e não conseguiam estabelecer uma relação genuína com eles. A conclusão é que quando professores e alunos conseguem entrar em relação, de forma que um chegue a compreender e ter compromisso com o outro, esta apresenta como possibilidade uma situação pedagógica que cria condições para que os alunos alcancem sucesso em seus processos de escolarização.
Keywords: Professor
Aluno
Relação
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6699
Issue Date: Nov-2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40301296.pdf426.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.