Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6699
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O papel do professor no processo ensino-aprendizagem |
Authors: | Teixeira, Isana Silva Araújo, Josilene Estácio de Ferreira, Karina Rodrigues Gomes, Juliana Porto Barbosa, Vívian Fernandes Martins |
metadata.dc.contributor.advisor: | Paula, Nanci Martins de |
Abstract: | Esta pesquisa é um estudo reflexivo sobre a relação professor/aluno no processo ensino-aprendizagem que tem como objetivo mostrar alguns dos problemas que constatamos no decorrer do processo educativo e apresentar sugestões, sempre respaldadas por embasamentos teóricos e experiências reais vivenciadas por profissionais, de como tais problemas poderiam ser melhor administrados e, por quê não eliminados. O procedimento metodológico adotado foi o qualitativo, tendo a coleta dos dados realizada em uma escola do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal, sendo os sujeitos da pesquisa alunos e professores das 3 as e 4 as séries. O resultado de nossas análises evidenciou que boa parte dos professores, mesmo se posicionando perto dos alunos e dizerem estar preocupados com a apr4endizagem deles, tentavam e não conseguiam estabelecer uma relação genuína com eles. A conclusão é que quando professores e alunos conseguem entrar em relação, de forma que um chegue a compreender e ter compromisso com o outro, esta apresenta como possibilidade uma situação pedagógica que cria condições para que os alunos alcancem sucesso em seus processos de escolarização. |
Keywords: | Professor Aluno Relação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6699 |
Issue Date: | Nov-2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40301296.pdf | 426.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.