Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6707
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso dos jogos com componentes lúdicos no desenvolvimento social infantil
Authors: Werkema, Luiz Carlos Duarte
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo identificar componentes lúdicos em alunos de educação infantil quando usam jogos para resolverem situações-problema visando o seu desenvolvimento social. A metodologia utilizada para a realização deste, foi de ordem prática utilizando para isso a abordagem qualitativa porque tudo aconteceu no ambiente escolar, mais precisamente em sala de aula. Os participantes do estudo foram compostos pela professora Sidéria Marques do Couto Neiva e pelos alunos de seis anos da alfabetização em uma escola de educação infantil localizada em Taguatinga. A coleta dos dados foi feita por meio da observação e anotados em fichas.Os alunos foram divididos em sete grupos de quatro onde foi pedido para que eles separassem as peças por cores e formato. Tal atividade foi obtida com sucesso, por isso foi proposto que eles utilizando os blocos contidos na caixa e formassem um quadrado onde não poderiam sobrar peças.Os alunos então começaram a trocar idéias e conseguiram realizar a atividade, ajudando e colaborando para que os outros colegas com dificuldades conseguissem concluir a tarefa.Os resultados de tal pesquisa mostraram que por meio da troca de idéias e do lúdico entre os alunos na busca da solução de problemas possibilitou uma grande interação social por meio da colaboração e do incentivo que ocorreu entre os mesmos sem a interferência da professora.Conclui-se então que ao usar o lúdico para resolver situações-problema a criança consegue uma interação social significativa em sua vida.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6707
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40302013.pdf166.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.