Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6713
metadata.dc.type: TCC
Title: A leitura como instrumento para a ascensão do discente no processo de aprendizagem: a importância da leitura na 4ª série do ensino fundamental
Authors: Andrade, Penélope Ribeiro de
Mendes, Ranieldy
Passos, Rosane dos
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do ato de ler como instrumento para o desenvolvimento cognitivo dos discentes da 4º série do ensino fundamental. O método utilizado para sua realização foi o estudo de caso, pois se preocupa com a análise contextualizada e qualitativa da situação a ser estudada. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados a entrevista semi-estruturada e o questionário com perguntas abertas. Apresenta informações quanto à história da leitura, e seu contexto de importância dentro do processo ensino-aprendizagem, destacando a importância da leitura no quotidiano do educando e concatenando o sucesso escolar com a constância do ato de ler, dentro e fora da escola. Também demonstra a prática docente, a interferência do educador no processo de formação do aluno-leitor. O ato de ler implica diretamente na conduta do educando diante da escola, o sucesso não depende unicamente da leitura, mas esta alicerça coerentemente, e competentemente a formação acadêmica de um indivíduo. A percepção da leitura como uma prática que não só beneficia o aluno no ambiente escolar, mas também o faz ascender como pessoa e cidadão dando a ele condições de controverter situações que julgar incondizentes com a sua necessidade. Conclui-se que o ato de ler inserido no quotidiano da escola beneficia a toda coletividade escolar, pois a formação intelectual, tanto do discente como a do educador, tendem a se aperfeiçoar cadencialmente, trazendo melhoras explicitas ao ambiente escolar, e devido a isso, gerando resultados satisfatórios no quesito mais importante: A Qualidade do Ensino.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6713
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40303084.pdf386.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.