Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6715
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O lúdico na alfabetizaçâo |
Authors: | Silva, Severina Lima dos Santos Silva, Vanda Alves da Santos, Vivian Luzia Xavier dos Nascimento, Wilma Corrêa do Barbalho, Yriane Fernandes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Serique, Jorge Augusto Borges |
Abstract: | O presente tem como tema o lúdico na alfabetização. Para o estudo foi utilizado o método de observação participativa dentro da abordagem qualitativa, Participaram do estudo alunos de escolas públicas e suas respectivas professoras. Desta forma, o estudo se propôs a identificar comportamentos lúdicos e sociais por meio de jogos pedagógicos, buscando evidências de que o aprendizado pode se apoiar na ludicidade para ocorrer de forma mais prazerosa e significativa, criando meios de promover a cooperação dentro do grupo, eliminando o caráter competitivo e desestruturado que ainda hoje figura na utilização dos jogos no âmbito escolar. Após as observações, foram analisados os dados obtidos baseado no referencial teórico levantado no início do estudo, mostrando que os jogos são aliados da ação pedagógica na educação, pois podem ser adaptados para diferentes situações e contextos, estabelecem o cumprimento das regras e o comprometimento com elas, além de favorecer a aprendizagem. |
Keywords: | Jogo Lúdico Socialização |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6715 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40303434.pdf | 176.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.