Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6715
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico na alfabetizaçâo
Authors: Silva, Severina Lima dos Santos
Silva, Vanda Alves da
Santos, Vivian Luzia Xavier dos
Nascimento, Wilma Corrêa do
Barbalho, Yriane Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Serique, Jorge Augusto Borges
Abstract: O presente tem como tema o lúdico na alfabetização. Para o estudo foi utilizado o método de observação participativa dentro da abordagem qualitativa, Participaram do estudo alunos de escolas públicas e suas respectivas professoras. Desta forma, o estudo se propôs a identificar comportamentos lúdicos e sociais por meio de jogos pedagógicos, buscando evidências de que o aprendizado pode se apoiar na ludicidade para ocorrer de forma mais prazerosa e significativa, criando meios de promover a cooperação dentro do grupo, eliminando o caráter competitivo e desestruturado que ainda hoje figura na utilização dos jogos no âmbito escolar. Após as observações, foram analisados os dados obtidos baseado no referencial teórico levantado no início do estudo, mostrando que os jogos são aliados da ação pedagógica na educação, pois podem ser adaptados para diferentes situações e contextos, estabelecem o cumprimento das regras e o comprometimento com elas, além de favorecer a aprendizagem.
Keywords: Jogo
Lúdico
Socialização
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6715
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40303434.pdf176.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.