Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6720
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão escolar, autonomia e qualidade de ensino em duas escolas públicas do Distrito Federal
Authors: Oliveira, Cínthia Diniz de
Pimenta, Claudio Fernandes
Reis, Cristina Vilela dos
Pires
Martins, Silene Alves
Abstract: A gestão escolar configurou-se nos últimos anos como a ferramenta central para a promoção de uma educação de melhor qualidade apoiada na organização, na mobilização e na articulação de todas as condições materiais e humanas envolvidas nos processos socioeducacionais. Neste contexto, adotar uma gestão autônoma e participativa, onde a escola pode definir sua trajetória com base nas necessidades e anseios democraticamente estabelecidos de sua clientela e, priorizar as parcerias, como meio de financiar os recursos necessários para a viabilização dos resultados, mostrou-se como fator preponderante para a efetivação da qualidade do processo educacional. Este trabalho teve como objetivo, investigar quais têm sido as estratégias e ações utilizadas pelos gestores escolares de duas escolas da rede pública do Distrito Federal para proporcionar autonomia e qualidade de ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. Objetiva, também, refletir sobre as principais demandas que se apresentam às escolas no mundo contemporâneo; analisar a autonomia como elemento implícito à democratização das duas escolas pesquisadas. Essa pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, teve como cenário, duas escolas públicas de séries iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal, sendo uma localizada no Varjão e outra o Plano Piloto/ Asa Norte. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista estruturada. Participaram os diretores, orientadores educacionais, professores e pais das respectivas escolas. Verificou-se que quando o gestor escolar tem autonomia para procurar parcerias com organizações governamentais e instituições privadas, gera o desenvolvimento pedagógico, financeiro, cultural, artístico, psicológico e afetivo entre os atores da comunidade escolar, promovendo assim, a qualidade do ensino-aprendizagem e a superação dos problemas enfrentados com a participação coletiva nas decisões e tomadas de ações. Enfim, detectou-se que todos esses aspectos mencionados anteriormente vêm contribuindo para um ensino de qualidade e assegurando uma trajetória de sucesso.Pode-se concluir com essa pesquisa que a gestão escolar participativa foi um fator preponderante para a conquista da autonomia e qualidade de ensino nas duas escolas pesquisadas. Identificou-se, contudo, que essas duas escolas conseguiram sua autonomia pelas parcerias firmadas com órgãos públicos e privados que prestaram assistência pedagógica e financeira por meio de projetos e eventos culturais, científicos e sociais, promovendo uma qualidade significativa no ensino-aprendizagem e elevando a auto-estima dos discentes.
Keywords: Gestão escolar
Autonomia e qualidade de ensino
Escola e parceria
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6720
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40350720.pdf168.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.