Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6726
metadata.dc.type: TCC
Title: Literatura infantil: a arte de contar e recontar histórias
Authors: Freitas, Andréa Mônica Gomes de
Souza, Ana Silvia Silva de
Magalhães, Cora de Paula Vieira
Santos, Janaína Almeida dos
Sousa, Joseneide Moreira de
Abstract: O ato de ler e contar histórias ocorre desde os primórdios da humanidade. Os homens das cavernas utilizavam os desenhos nas suas moradias para transmitir suas emoções, sentimentos e etc. Com o surgimento da imprensa houve um salto ainda maior na leitura popular. O homem passou a utilizar livros e publicações como fonte de informação, divertimento, conhecimento etc. Atualmente, os livros são pouco utilizados, muitos por causa das várias tecnologias que surgem e que acabam abafando a literatura Com esse intuito objetivamos o trabalho de literatura procurando focar o mesmo de forma a desenvolver o interesse pela literatura infantil, promover este contato com os livros para quem sabe assim promover cidadãos mais críticos e questionadores. A aprendizagem através dos contos de fadas e leitura, permite que o aluno dê sua opinião, hipótese, reflexões e desperta a sua curiosidade. É importante, portanto, variar, estudar a história e ainda escolher a melhor forma ou recurso mais adequado de apresentá-la, provocando sempre um interesse inovador. Para realização deste trabalho procuramos fundamentar em alguns teóricos e estudiosos da arte da contação de história dentre estes citamos: Zilberman, Fantim, Castoradis, Pazos, Machado, Coelho, Bettelheim e outros. BETTELHEIM (1995), nos conduz a refletir sobre a importância dos contos de fadas para o desenvolvimento saudável do psiquismo da criança, sendo esses capazes de ajudá-las em necessidade psicológica mais profunda, que deve ocorrer no ambiente familiar, escolar, etc. Foi pensando nisso que desenvolvemos o projeto prático onde incluímos não somente o corpo docente e discente na arte de contar história como também toda a comunidade escolar que inclui a família, direção, demais professores e profissionais da área.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6726
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40350321.pdf255 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.