Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6728| metadata.dc.type: | TCC | 
| Title: | Criatividade docente: inovar sempre! | 
| Authors: | Menezes, Antonia Deiziane Alves Cruz, Cláudia Glaete de Araújo da Oliveira, Flávia Lopes  | 
| metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa | 
| Abstract: | Este trabalho procurou identificar a importância da criatividade, neste mundo em constantes mudanças, que obrigam o ser humano a ser crítico e a se preparar para o desconhecido. Também buscou questionar o que caracteriza uma pessoa criativa, além de levantar a possibilidade de que todos sejam criativos, em pelo menos algum aspecto, dando ênfase à figura do docente. O objetivo maior da pesquisa foi demonstrar a importância da criatividade na prática docente, tendo em vista oferecer contribuições ao processo de ensino. Ressaltou-se fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da criatividade bem como fatores inibidores, que são capazes de destruir a formação de um indivíduo criativo. Foi utilizado o método da pesquisa qualitativa que, por sua vez, tem a característica de ser exploratório, ou seja, de estimular os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Para tanto, buscou-se o auxílio da entrevista semi-estruturada. A entrevista foi realizada com seis professoras que atuam na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, que atendem de 1ª a 4ª séries, em três escolas distintas, pertencentes às seguintes regiões administrativas: Plano Piloto/Cruzeiro, Ceilândia e Sobradinho. As profissionais foram previamente escolhidas por demonstrarem criatividade na execução de seu trabalho. As categorias selecionadas para organização, análise e discussão dos dados foram: pessoa criativa; fatores que determinam a pessoa criativa; características de uma pessoa criativa; situações criativas emergenciais; criatividade/aluno; e sugestões para os colegas. Destacam-se, como resultados, respectivamente para cada uma das categorias, a capacidade de inovar e de antecipar o futuro; a ingerência que o ambiente exerce sobre o desenvolvimento da criatividade; a capacidade de aproveitar idéias a fim de desenvolver algo produtivo; a adaptação das interações e o uso de materiais alternativos conforme as circunstâncias; o estímulo à superação de desafios e ao exercício da criatividade sem preestabelecer respostas e o abandono dos padrões pré-determinados juntamente com a habilidade de ouvir e de ser flexível. Por fim, ressalta-se que a criatividade é inerente a todo ser humano; que o docente deve buscar o desbloqueio, tanto pessoal quanto do aluno; e, sobretudo, que as participantes da pesquisa demonstraram já estarem inseridas nesse processo de mudança de postura, ao executarem de forma bastante criativa o seu trabalho docente. | 
| Keywords: | Criatividade Iniciativa docente Professor criativo  | 
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6728 | 
| Issue Date: | 2006 | 
| Appears in Collections: | PED - Graduação | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 40350520.pdf | 192.93 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.