Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6734
metadata.dc.type: TCC
Title: A educação psicomotora na superação de dificuldades de escrita e leitura
Authors: Guedes, Arlene Barbosa
Jesus, Elineide Miranda de
Santos, Gigliola dos Remédios
Almeida, Jailson Pires de
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: As dificuldades de aprendizagem dos alunos têm sido uma fonte de preocupação para diversos educadores e muitos são aqueles que buscam através de vários meios uma oportunidade de auxiliá-los na superação dessas dificuldades, nesse sentido a psicomotricidade surge como forte aliado. Sabe-se através de vários estudos e pesquisas realizados que os atrasos psicomotores apresentados por algumas crianças, transformam-se em uma das causas do insucesso escolar das mesmas, principalmente às dificuldades relacionas à leitura e escrita nos primeiros anos de sua escolaridade, têm sua origem na falta da educação psicomotora ou sua insuficiente vivencia na rotina escolar. Nesse sentido este trabalho, tem como objetivo conhecer e selecionar contribuições da educação psicomotora na superação das dificuldades da leitura escrita. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que utilizou um roteiro de análise documental para a coleta de dados. As categorias de análise selecionadas para esse trabalho foram: Esquema corporal, lateralidade, percepção visual, percepção auditiva, temporal e espacial. Os principais resultados da pesquisa apontam para a importância do desenvolvimento desses aspectos na aquisição das aprendizagens verbais, pois crianças cujo esquema corporal é mal constituído, apresentam caligrafia e leitura expressiva não harmoniosa, em relação à lateralidade quando não está bem definida encontra-se problemas de ordem espacial, diante dos problemas de percepção a criança não é capaz de distinguir letras onde só invertemos suas posições na escrita como por exemplo um b e um d, quanto à orientação temporal e espacial, temos como exemplo, os problemas com a noção “antes-depois”, que acarretam principalmente confusão na ordenação de uma sílaba, e por último a discriminação visual e auditiva, sendo insuficiente a primeira criança pode apresentar uma maior incidência na confusão de letras simétricas, e a segunda pode acarretar dificuldades em associar o som percebido a um agrafia. Como considerações finais o grupo destaca que o bom desenvolvimento psicomotor proporciona ao aluno algumas capacidades básicas a um bom desempenho escolar, pois a psicomotricidade auxilia e capacita melhor o aluno para assimilar as aprendizagens escolares.
Keywords: Psicomotricidade
Educação psicomotora
Desenvolvimento psicomotor
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6734
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40350582.pdf103.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.