Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6735
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da aprendizagem: uma abordagem teórica e metodológica
Authors: Procópio, Maristela Fernandes
Nascimento, Maristela Nunes do
Borges, Míriam Teles
Brandao, Roseni Figueira Silva
Ribeiro, Rosenilda Ferreira
Abstract: Partindo do pressuposto de que o trabalho educativo deve estar voltado para o desenvolvimento integral dos indivíduos, mediante a melhoria da compreensão do meio em que vive a maior percepção de si mesmo, a elevação sócia cultural das suas condições de vida e o desenvolvimento de valores próprios de uma sociedade em mudança, a investigação enfoca as Práticas Avaliativas como contribuição para o processo ensino-aprendizagem. Tudo que se avalia não é visível a olho nu, isto quer dizer, que avaliar vai além de olhares para crianças como seres meramente observados, ou seja, a intenção pedagógica deve dar condições para o professor criar objetivos e planejar atividades adequadas, à necessidade de se construir conhecimentos e refletir acerca da contribuição que as Práticas Avaliativas podem oferecer para a educação. Esta monografia tem por finalidade de refletir sobre a avaliação e suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Apresenta inicialmente o processo avaliativo e suas conceituações, abordando, o processo evolutivo das práticas avaliativas, o grande desafio da avaliação no contexto da educação, a importância das práticas avaliativas para a construção do conhecimento, os métodos avaliativos que atendam a necessidade do aluno e as práticas avaliativas, levando em consideração a qualidade e a quantidade, conforme a visão dos autores e autoras consultados. O estudo conclui que a avaliação da aprendizagem deve levar em conta o que pensam os alunos, de modo a encontrar outras possibilidades de compreensão das práticas avaliativas e dos fatores que podem justificá-las.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6735
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40302794.pdf899.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.