Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6736
metadata.dc.type: TCC
Title: A avaliação no âmbito do conselho de classe nas séries iniciais do ensino fundamental
Authors: Leal, Daniela Lemos
Barros, Demir Vieira de
Souza, Elisângela Toledo de
Gomes, Luciana Graziela P.
Gonçalves, Luciene Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Xavier, Odiva Silva
Abstract: Este trabalho discursa sobre a Avaliação Escolar e o Conselho de Classe como instância avaliativa do trabalho pedagógico escolar. Considera que a prática da avaliação escolar emerge da concepção de educação. Tem como objetivo conhecer o processo de avaliação realizado pelos Conselhos Escolares de escolas do Distrito Federal e propor sugestões para que elas garantam o padrão de qualidade do ensino e a igualdade de condições de acesso e permanência do aluno na escola. É uma a pesquisa de caráter teórico e empírico. A pesquisa empírica foi realizada, utilizando-se de um questionário aberto, que foi respondido por vinte professores de cinco escolas do Distrito Federal. Da análise dos resultados e do que dizem os autores, como: Luckesi (1996, 1997, 2002, 2003); Perrenoud (1999) e outros, constatamos que a avaliação escolar costumava ser pensada e praticada em termos de seleção e classificação. No entanto, hoje pensamos em avaliação em termos de potencial para o aprendizado. Não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem. Esta é a razão pela qual avaliamos. A pesquisa mostrou que a prática da avaliação apresenta abordagens diferentes: a avaliação tradicional e a avaliação formativa. Neste sentido, o Conselho de Classe torna-se um espaço privilegiado da prática avaliativa, verdadeiramente formativa de caráter coletivo, baseando-se na perspectiva de interestruturação do conhecimento, entendendo a ação de avaliar como processual e reveladora das possibilidades de construção de um processo educativo mais rico, dinâmico e significativo.
Keywords: Avaliação escolar
Conselho de classe
Trabalho pedagógico
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6736
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40351037.pdf142.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.