Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6746| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | A literatura infantil como prática pedagógica interdisciplinar no ensino fundamental |
| Authors: | Oliveira, Amanda Machado Silva, Edvalto de Almeida Batista, Marleide da Cruz |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Brito, Antônio Cezar |
| Abstract: | Este trabalho traz uma reflexão sobre a Literatura Infantil como prática interdisciplinar no Ensino Fundamental, pois se sente cada vez mais a necessidade de mostrar ao aluno que as disciplinas do currículo não devem ter seus conhecimentos isolados, mas que o que se aprende em uma, serve, perfeitamente, para o conhecimento em outras áreas. Nesse sentido, o primeiro capítulo aborda o papel da Literatura Infantil no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando aspectos essenciais, como o conceito de literatura infantil, bem como os benefícios em se utilizar tal literatura na sala de aula. O segundo capítulo dedica-se à apresentação da interdisciplinaridade como aspecto essencial à educação do novo milênio, a definição de interdisciplinaridade e como ela pode ser realizada na escola. O terceiro capítulo é a aplicação prática de um projeto cuja proposta interdisciplinar envolve a Literatura Infantil. Ao final do trabalho, são feitas algumas considerações que levam à conclusão desse estudo. Este trabalho traz uma reflexão sobre a Literatura Infantil como prática interdisciplinar no Ensino Fundamental, pois se sente cada vez mais a necessidade de mostrar ao aluno que as disciplinas do currículo não devem ter seus conhecimentos isolados, mas que o que se aprende em uma, serve, perfeitamente, para o conhecimento em outras áreas. Nesse sentido, o primeiro capítulo aborda o papel da Literatura Infantil no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando aspectos essenciais, como o conceito de literatura infantil, bem como os benefícios em se utilizar tal literatura na sala de aula. O segundo capítulo dedica-se à apresentação da interdisciplinaridade como aspecto essencial à educação do novo milênio, a definição de interdisciplinaridade e como ela pode ser realizada na escola. O terceiro capítulo é a aplicação prática de um projeto cuja proposta interdisciplinar envolve a Literatura Infantil. Ao final do trabalho, são feitas algumas considerações que levam à conclusão desse estudo. |
| Keywords: | Literatura infantil Interdisciplinaridade Aprendizagem |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6746 |
| Issue Date: | 2006 |
| Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 40352796.pdf | 273.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.