Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6746
metadata.dc.type: TCC
Title: A literatura infantil como prática pedagógica interdisciplinar no ensino fundamental
Authors: Oliveira, Amanda Machado
Silva, Edvalto de Almeida
Batista, Marleide da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor: Brito, Antônio Cezar
Abstract: Este trabalho traz uma reflexão sobre a Literatura Infantil como prática interdisciplinar no Ensino Fundamental, pois se sente cada vez mais a necessidade de mostrar ao aluno que as disciplinas do currículo não devem ter seus conhecimentos isolados, mas que o que se aprende em uma, serve, perfeitamente, para o conhecimento em outras áreas. Nesse sentido, o primeiro capítulo aborda o papel da Literatura Infantil no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando aspectos essenciais, como o conceito de literatura infantil, bem como os benefícios em se utilizar tal literatura na sala de aula. O segundo capítulo dedica-se à apresentação da interdisciplinaridade como aspecto essencial à educação do novo milênio, a definição de interdisciplinaridade e como ela pode ser realizada na escola. O terceiro capítulo é a aplicação prática de um projeto cuja proposta interdisciplinar envolve a Literatura Infantil. Ao final do trabalho, são feitas algumas considerações que levam à conclusão desse estudo.
Este trabalho traz uma reflexão sobre a Literatura Infantil como prática interdisciplinar no Ensino Fundamental, pois se sente cada vez mais a necessidade de mostrar ao aluno que as disciplinas do currículo não devem ter seus conhecimentos isolados, mas que o que se aprende em uma, serve, perfeitamente, para o conhecimento em outras áreas. Nesse sentido, o primeiro capítulo aborda o papel da Literatura Infantil no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando aspectos essenciais, como o conceito de literatura infantil, bem como os benefícios em se utilizar tal literatura na sala de aula. O segundo capítulo dedica-se à apresentação da interdisciplinaridade como aspecto essencial à educação do novo milênio, a definição de interdisciplinaridade e como ela pode ser realizada na escola. O terceiro capítulo é a aplicação prática de um projeto cuja proposta interdisciplinar envolve a Literatura Infantil. Ao final do trabalho, são feitas algumas considerações que levam à conclusão desse estudo.
Keywords: Literatura infantil
Interdisciplinaridade
Aprendizagem
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6746
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40352796.pdf273.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.