Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6753
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A utilização da música como recurso para construção da linguagem escrita |
Authors: | Bonfim, Maria Gorette Paula Assis, Michelle Patrícia Rodrigues de Viana, Simone de Cássia |
metadata.dc.contributor.advisor: | Veloso, Sainy C. B. |
Abstract: | Esta pesquisa buscou subsídios para solução de dificuldades dos alunos da 2ª série, do Ensino Fundamental, na construção da linguagem escrita através da utilização da música em nossa prática pedagógica. Assim, a preocupação com aprendizagem requer, utilizar a música como instrumento mediador entre o aprendizado do aluno e o seu meio social, incentivando seu desenvolvimento e a construção de sua linguagem escrita. A metodologia utilizada baseou-se na modalidade de pesquisa teórico – prática, devendo ser articulada em sua sistematização com o fazer e esse com a reflexão. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram os questionários, atividades e desenhos, aplicados para o levantamento dos dados de pesquisa e estiveram de acordo com a definição do problema, os objetivos e a metodologia utilizada. Assim, com a utilização da música como recurso o aluno tornou-se sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem, pois estava construindo seus conhecimentos por meio de experiências práticas ligadas tanto á seu cotidiano quanto aos conhecimentos sistematizados oferecidos pela escola. Dessa maneira os alunos puderam entender a importância do aprendizado para a vida como um todo. |
Keywords: | Música Linguagem escrita Aprendizado |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6753 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40353865.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.