Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6753
metadata.dc.type: TCC
Title: A utilização da música como recurso para construção da linguagem escrita
Authors: Bonfim, Maria Gorette Paula
Assis, Michelle Patrícia Rodrigues de
Viana, Simone de Cássia
metadata.dc.contributor.advisor: Veloso, Sainy C. B.
Abstract: Esta pesquisa buscou subsídios para solução de dificuldades dos alunos da 2ª série, do Ensino Fundamental, na construção da linguagem escrita através da utilização da música em nossa prática pedagógica. Assim, a preocupação com aprendizagem requer, utilizar a música como instrumento mediador entre o aprendizado do aluno e o seu meio social, incentivando seu desenvolvimento e a construção de sua linguagem escrita. A metodologia utilizada baseou-se na modalidade de pesquisa teórico – prática, devendo ser articulada em sua sistematização com o fazer e esse com a reflexão. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram os questionários, atividades e desenhos, aplicados para o levantamento dos dados de pesquisa e estiveram de acordo com a definição do problema, os objetivos e a metodologia utilizada. Assim, com a utilização da música como recurso o aluno tornou-se sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem, pois estava construindo seus conhecimentos por meio de experiências práticas ligadas tanto á seu cotidiano quanto aos conhecimentos sistematizados oferecidos pela escola. Dessa maneira os alunos puderam entender a importância do aprendizado para a vida como um todo.
Keywords: Música
Linguagem escrita
Aprendizado
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6753
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40353865.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.