Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6755
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ávila, Maria das Dôres Cunha | - |
dc.contributor.author | Mattos, Oneida de Marcos R. M. | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Sandra Bruna de F. | - |
dc.contributor.author | Bernardes, Selma Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T19:28:22Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T19:28:22Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6755 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa trata do “Papel dos Contos de fadas na Educação da Criança” e tem-se como objetivo central investigar como tem sido utilizado os contos de fadas, compreendendo qual a influência dos mesmos no desenvolvimento intelectual e emocional das crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, lançou-se mão da metodologia da pesquisa-ação onde relacionou-se a teoria estudada às informações obtidas por meio de entrevistas individuais e episódicas, observação participante registrada em um diário de campo, análise de fotografias realizadas em uma Escola Classe de Taguatinga-DF, por intermédio do projeto: “Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto” e teve como participantes o grupo de 25 (vinte e cinco) turmas de alunos de Educação Infantil (06 anos) à 4ª série do Ensino Fundamental e seus respectivos professores e a contadora de histórias que é uma das professoras pesquisadoras. Os resultados obtidos foram de acordo com a realidade que se conhece mesmo: professores usam os contos de fadas no seu cotidiano e conhecem sua importância, mas não exploram na sua potencialidade. Em fim, conclui-se que deve-se contar história porque elas desenvolvem habilidades cognitivas, afetivas, psicossocial, favorecendo suas relações intra-pessoal e interpessoal. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T19:28:22Z No. of bitstreams: 1 40353592.pdf: 366640 bytes, checksum: 522e7aa021c19ccdd50f3057fb0aa57f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-17T19:28:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40353592.pdf: 366640 bytes, checksum: 522e7aa021c19ccdd50f3057fb0aa57f (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Fantasia da criança | pt_BR |
dc.subject | Papel dos contos de fadas nas séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Criatividade e inventividade | pt_BR |
dc.title | O papel dos contos de fadas na educação da criança | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
dc.identifier.orientador | Vitorina Angélica Montelo Zinato | pt_BR |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40353592.pdf | 358.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.