Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6755
metadata.dc.type: TCC
Title: O papel dos contos de fadas na educação da criança
Authors: Ávila, Maria das Dôres Cunha
Mattos, Oneida de Marcos R. M.
Rodrigues, Sandra Bruna de F.
Bernardes, Selma Cristina
metadata.dc.identifier.orientador: Vitorina Angélica Montelo Zinato
Abstract: A presente pesquisa trata do “Papel dos Contos de fadas na Educação da Criança” e tem-se como objetivo central investigar como tem sido utilizado os contos de fadas, compreendendo qual a influência dos mesmos no desenvolvimento intelectual e emocional das crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, lançou-se mão da metodologia da pesquisa-ação onde relacionou-se a teoria estudada às informações obtidas por meio de entrevistas individuais e episódicas, observação participante registrada em um diário de campo, análise de fotografias realizadas em uma Escola Classe de Taguatinga-DF, por intermédio do projeto: “Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto” e teve como participantes o grupo de 25 (vinte e cinco) turmas de alunos de Educação Infantil (06 anos) à 4ª série do Ensino Fundamental e seus respectivos professores e a contadora de histórias que é uma das professoras pesquisadoras. Os resultados obtidos foram de acordo com a realidade que se conhece mesmo: professores usam os contos de fadas no seu cotidiano e conhecem sua importância, mas não exploram na sua potencialidade. Em fim, conclui-se que deve-se contar história porque elas desenvolvem habilidades cognitivas, afetivas, psicossocial, favorecendo suas relações intra-pessoal e interpessoal.
Keywords: Fantasia da criança
Papel dos contos de fadas nas séries iniciais
Criatividade e inventividade
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6755
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40353592.pdf358.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.