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metadata.dc.type: TCC
Title: A capacitação de professores para trabalhar com crianças surdas
Authors: Pires, Daniela Fernandes Vieira Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: A presente monografia “A Capacitação de Professores para Trabalhar com Crianças Surdas” consolidou uma investigação voltada para compreender se a formação do professor na educação dos surdos pode ser pensada de forma isolada da formação dos profissionais no ensino em geral; analisando se o professor de educação especial está preparado para desenvolver um trabalho de qualidade com crianças deficientes auditivas. As áreas desse trabalho foram situadas dentro da linha de pesquisa em educação especial. O que se apresenta como problemática traduz-se na questão da desqualificação do profissional que trabalha com crianças surdas, considerando também a função da escola como parte importante nesse processo. O presente estudo monográfico, de natureza qualitativa, procurou levantar resultados satisfatórios baseados em um planejamento de reflexões conceituais. Para a realização da investigação apoio-se na análise de dados obtidos através de questionários e entrevista. O objetivo principal da investigação foi descrever e compreender o processo de capacitação do professor atuante em sala de aula. Realizou-se uma sondagem utilizando-se como recurso um questionário junto a 2 professoras de uma escola. Este estudo revelou que a maioria dos professores concordam com a necessidade de uma melhor qualificação do profissional que atua no ensino especial. Admitem que a busca de novas metodologias e o aperfeiçoamento na formação facilita e possibilita o surgimento de novas relações no interior do processo ensino-aprendizagem das crianças surdas. O outro instrumento utilizado para a coleta e análise dos dados foi à entrevista realizada com uma fonoaudióloga de Brasília. A fonoaudióloga também acredita em uma formação mais adequada quando se trata de crianças surdas. A pesquisa foi realizada por meio de três etapas: exploratória, coleta e análise de dados que tiveram como selecionadas as seguintes categorias: Questionário aplicado com professoras - Preparação do professor para o trabalho com a criança deficiente auditiva; Os processos pedagógicos e as características da criança deficiente auditiva; Apropriação dos materiais para a educação do surdo; Formação do professor e as necessidades dos alunos surdos; Valorização do professor na educação do surdo; Oferecimento de atividades extras para o aperfeiçoamento dos professores; Sugestões para profissionais que trabalham com deficientes auditivos. Entrevista realizada com uma fonoaudióloga - Educação de surdo e a busca de um ideal de modelo ouvinte; A educação do surdo junto com a educação de outros deficientes; Atendimentos diversificados para a educação do surdo; Integração dos surdos em escolas regulares; A oralização e o deficiente auditivo; Língua de sinais – Libras como primeiro fator na educação do surdo; Professor-ouvinte sem dominação da Libras trabalhando com crianças surdas; Inclusão da Libras e de crianças surdas em escolas. Por fim, todos os profissionais consideram que a capacitação do professor de ensino especial deve ser melhor analisada e que pode ser um instrumento de inclusão social constituindo-se numa importante ferramenta educativa para a motivação dos alunos.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6764
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

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