Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6769
metadata.dc.type: TCC
Title: Processos de leitura, motivações e a formação do leitor nas séries iniciais
Authors: Lima, Sandreane Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: A leitura é uma ferramenta indispensável à vida em sociedade, a qual lhe permite, ao ser que lê, a todo instante, um prazer incomparável. Este trabalho de pesquisa procurou investigar os métodos utilizados para o desenvolvimento da leitura e a formação do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental e como objetivos específicos: analisar o processo da leitura e literatura e a formação do leitor em sala de aula e identificar as formas e métodos de incentivar a leitura em sala de aula. A metodologia abordada foi a pesquisa qualitativa e, foi aplicada para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, a quatro professoras das séries iniciais, de uma escola pública de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental da região administrativa do Plano Piloto – Brasília - DF. As categorias utilizadas foram: compreensão de leitura; compreensão de literatura; a importância da leitura; e os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da leitura. Os principais resultados da pesquisa foram: a compreensão de leitura é uma atividade complexa de decifrar e interpretar símbolos; a literatura desenvolve na criança a imaginação, a fantasia e a criação de mundos fictícios; esta, por sua vez, é de grande importância, pois desenvolve o gosto e hábito da leitura, tornando-se uma extensão do aprendizado; é necessário que se ofereça ao leitor uma diversidade de textos e materiais que circulam socialmente. Enfim, para uma formação do leitor bem sucedida, são necessários: paciência, dedicação e estímulo por parte do educador, pais e de todos aqueles que fazem parte do processo ensino-aprendizagem.
Keywords: Leitura
Literatura
Motivação para leitura
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6769
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20163720.pdf166.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.